Trabalho de alunos do Colégio Militar do Recife fica em 2º Lugar em Feira Internacional de Ciências

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 nov 2017

Recife (PE) - Entre os dias 9 a 11 de novembro, ocorreu a 23ª Ciência Jovem - Feira Internacional de Ciências. É um dos eventos de divulgação científica mais antigos e concorridos do país. Nele participam representantes de todos os Estados do Brasil e de vários países da América Latina e México.

Todos passam por uma inscrição, seguida por uma seleção criteriosa executada pela comissão de avaliação do evento. Ao final, aproximadamente trezentos trabalhos são apresentados. Este ano, o Colégio Militar do Recife participou com três trabalhos, em categorias distintas.

 

Os trabalhos foram:

- "Construção de Aerogeradores Portáteis", na categoria Desenvolvimento Tecnológico, onde os alunos do 2° ano do Ensino Médio Cardoso Júnior e Mariano, orientados pelas Professoras Ana Paula Mesquita e Goretti Cabral, desenvolveram um protótipo de “mini-turbina” eólica que gera energia para carregar um celular.

- "Bela, determinada e onde ela quiser estar", na categoria Incentivo à Pesquisa, apresentado pelas alunas do 1° ano do EM Ensino Médio, Catarina Oliveira, Ananda Costa e Ariel, orientadas pela Professora 1º Tenente Tatiana Fagundes. O trabalho destacou o tema sobre a atuação da mulher no contexto econômico e social a partir de análise de resultados de pesquisas de campo, utilizando parâmetros estatísticos.

- "Matemática está em tudo: na música, na saúde e nas artes", na categoria Divulgação Científica, apresentado pelos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental Will Ramires, Barros e Martins, orientados pelas Professoras 1º Tenente Roberta Cristina e 3º Sgt PM Cineide. O trabalho demonstrava a presença da ciência matemática na natureza, nas notas musicais, pinturas de artistas consagrados e outros exemplos. Os alunos estavam muito bem preparados e, com apresentações irretocáveis, conseguiram alcançar a premiação como 2° Lugar geral na categoria, que envolvia alunos do 6° ao 9° anos do EF.

É a terceira oportunidade que o CMR inscreve trabalhos e a segunda vez que tem trabalhos premiados. A última foi o 3° lugar geral, na categoria Divulgação Científica, em 2014. 



Fonte:CMR