Equipe do Colégio Militar de Manaus conquista o 1º lugar em feira de engenharias, tecnologias e ciências.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 nov 2017

Manaus (AM) – Do dia 08 ao dia 11 de novembro, o Colégio Militar de Manaus (CMM) participou da VII Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul - FETEC MS 2017. A Feira, que faz parte do calendário da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, teve mais de 320 inscrições este ano, e contou com a apresentação de 124 trabalhos finalistas nas diversas áreas das Engenharias, das Ciências (Saúde, Biológicas, Agrárias, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais e Aplicadas) e da Linguística/Letras/Artes.

Na ocasião, o CMM foi representado por uma equipe constituída pelos alunos Pedro Matos, Luiz Nunes e Giorgio Chiarini, sob a orientação do professor 1° Ten (RM2-T) Guilherme Henrique A. Pereira e coorientação do professor Roberto Alexandre A. B. Filho. A equipe conquistou o primeiro lugar com o projeto "Eficiência energética visando a uma economia de baixo carbono e atenuação da desigualdade social".

O projeto, que iniciou há um ano e quatro meses, já havia recebido outros cinco prêmios nacionais este ano na 15ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace2017) da Universidade de São Paulo (USP), incluindo melhor projeto do Estado do Amazonas e prêmio da Associação de Engenheiros Politécnicos da USP. Além disso, em 2016, a equipe venceu também a Feira de Ciências do 1° Desafio Global do Conhecimento (DGC) do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB).

O projeto foi financiado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército Brasileiro (DECEx), por meio da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), e o sucesso da equipe só foi possível devido ao apoio incondicional de parceiros, incluindo o "Grupo de pesquisa Química Aplicada à Tecnologia" e do "Laboratório de Instrumentação Meteorológica", ambos da Universidade do Estado do Amazonas; da Nitron da Amazônia; do Samsung Ocean Center Manaus; da Inova Energia Solar; e da Comissão Regional de Obras da 12ª Região Militar.



Fonte:CMM