Bem-estar da tropa, alimentação, apoio de saúde e manutenção de equipamentos na Manobra Escolar 2017.


Publicação: Ter, 14 Nov 2017 00:00:00 -0200

Resende (RJ) - Numa Manobra Militar existe um grupo que muito trabalha e é pouco visto, entretanto, a mobilidade e o bem-estar da tropa, bem como o funcionamento de todas as viaturas empregadas dependem dos militares deste grupo. Eles realizam o transporte especializado e cuidam da saúde daqueles que estão em operação. Trata-se dos Militares de Logística, integrantes do Quadro de Material Bélico, e dos Serviços de Intendência e Saúde.

Na Manobra Escolar 2017, realizada na região de Agulhas Negras, no Estado do Rio de Janeiro, eles trabalham dia e noite para que não falte combustível, alimentação ou remédio para aqueles que estão combatendo, neste que é o maior treinamento escolar do corrente ano, promovido pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército.

 

Logística de Manutenção

Os integrantes do Quadro de Material Bélico são os responsáveis pela manutenção das viaturas que atuam na Manobra Escolar. Realizam esse trabalho por meio de quatro Equipes Leves de Manutenção e um Pelotão Pesado de Manutenção. Segundo o 1º Tenente Douglas de Andrade Maruri, da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), desta vez, os Cadetes de Material Bélico da AMAN e os Alunos da Escola Logística estão utilizando um programa que permite o acompanhamento das equipes de manutenção que estão no terreno. Eles, também, informatizaram as Ordens de Serviço, eliminando o emprego de papel no trâmite de informação entre a Base de Apoio Logístico e os elementos apoiados.

 

Logística de Suprimento

Uma Companhia de Recursos Humanos é responsável por cuidar do bem-estar da tropa. São eles que detém as viaturas e os equipamentos que permitem que os militares tomem banho, mesmo quando estão acampados. Outro grupo, que fica estacionado na Base Logística de Suprimento, recebe os militares que estão saindo da situação de combate e oferece locais onde o militar possa se recuperar física e psicologicamente para as atividades na linha de frente.

Além disso, providencia alimentação e abastecem com combustível todas as viaturas que estão em campo.

 

Logística de Saúde

Um Hospital de Campanha recebe os militares feridos ou que precisam de algum tratamento médico. Ele é mobiliado com até um centro cirúrgico para cirurgias menos complexas. Nessa Manobra Escolar, também, atua provendo atenção à saúde de civis de cidades próximas nas Ações Cívico Sociais (ACISO).


Fonte:Agência Verde-Oliva