LQFEx em apoio às operações no AMAZONLOG

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 nov 2017

Rio de Janeiro (RJ) – O AMAZONLOG – Exercício de Logística Multinacional Interagências, inédito na América do Sul, conduzido pelo Comando Logístico, recebeu no dia 3 de novembro de 2017, no 8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga, no estado do Amazonas, o importante apoio do Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx), por intermédio de um “kit operacional” de sua linha de Produtos de Defesa, essencial para operações em regiões inóspitas, como a Selva Amazônica.

O apoio do LQFEx ao AMAZONLOG, que será desencadeado na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, no período de 6 a 13 de novembro do corrente ano, envolveu a remessa de 1.000 KITS OPERACIONAIS, numa mobilização logística que contou com o apoio da Força Aérea Brasileira, no transporte da carga do Rio de Janeiro até a cidade de Manaus, onde foi transportado de balsa até seu destino, na cidade de Tabatinga.

Cada kit é composto por um repelente gel, um repelente de farda, um protetor solar e um jogo de pasta de camuflagem nas cores verde e preto ou cinza e marrom. Uma linha de produtos de defesa fundamental para a manutenção da higidez da tropa e crucial para o sucesso das operações militares na Selva Amazônica.

O repelente em gel, aplicado na pele, protege o militar contra o ataque de carapanãs, piuns e maruins, atraídos por seu calor e odor. O gel repele também insetos vetores de doenças infecto parasitárias de alta prevalência na Região Amazônica, como a febre amarela, a malária, a leishmaniose, a dengue, a zika, a chikungunya e a doença de Chagas. O repelente de farda, impregnado ao tecido, além de repelir mosquitos, apresenta ação contra carrapatos, vetores da febre maculosa.

O protetor solar, por sua vez, é responsável por minimizar os efeitos prejudiciais dos raios ultravioletas na pele, e consequentemente a redução das chances do desenvolvimento de câncer, diminuindo, ainda, a incidência de insolação. Finalmente, a pasta de camuflagem, que foi desenvolvida com fórmula específica de alta cobertura, facilita a pintura da pele, evitando o uso de substâncias inapropriadas, sendo um meio de extrema importância nas operações de reconhecimento, logística, combate e inteligência.



Fonte:LQFEx