Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa visita exercício AZUVER

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 nov 2017

Rio de Janeiro (RJ) – Na tarde do dia 31 de outubro, a ECEME recebeu a visita do General de Exército César Augusto Nardi de Souza - Chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa e de sua comitiva.

A visita do General Nardi teve por finalidade verificar os planejamentos e a execução do exercício conjunto AZUVER 2017, que conta com os alunos da Escola de Guerra Naval (EGN), Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e da Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

Durante sua visita à direção do exercício (DIREX), o Chefe de Operações Conjuntas e o Comandante da ECEME, foram ambientados pelo Chefe da DIREX, bem como observaram, por meio do SIPLOM (Sistema de Planejamento Operacional Militar), os deslocamentos e os primeiros combates entre os países contendores simulados, Azul e de Vermelho, bem como as atualizações, na carta topográfica, das ações Logísticas, de Manobra e de Operações Especiais.

Na sequência, o Gen Nardi e o Comandante da ECEME visitaram o Comando do Teatro de Operações do “país vermelho”, onde obtiveram informações sobre a campanha concebida, bem como sobre os procedimentos adotados para o controle das operações.

O AZUVER é um exercício de simulação construtiva conduzido no nível operacional, anualmente e de forma conjunta, com a participação dos oficiais alunos das três forças singulares, oriundos da EGN, da ECEME e da ECEMAR. Essa simulação permite a aplicação, de maneira integrada, dos conhecimentos adquiridos ao longo dos respectivos cursos de Comando e Estado-Maior, promovendo, ainda, a interoperabilidade das Forças Armadas.



Fonte:ECEME