Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 out 2017

Três Corações (MG) – No período de 16 a 27 de outubro do corrente ano, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) realiza o Estágio de Correspondentes para Assuntos Militares (ECAM), com acadêmicos do Grupo UNIS (Varginha-MG).

O estágio divide-se em duas fases, sendo uma primeira de instruções básicas do meio militar e, uma segunda, em que os acadêmicos iniciaram atividades jornalísticas dentro de um contexto de guerra convencional.

Na primeira fase, desenvolvida no período de 16 a 20 de outubro, os acadêmicos receberam as seguintes instruções: a organização e o emprego do Exército Brasileiro (EB); a Comunicação Social no EB; formas de ingresso na carreira; apresentação do armamento empregado pelo EB; prestar os primeiros-socorros; combate a incêndio com o Corpo de Bombeiros de Três Corações-MG;  instruções e realização de tiro com o fuzil de ar comprimido (FAC); técnicas e execução de rapel; palestra sobre a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH); orientações e prevenções sobre animais peçonhentos e venenosos; participação como jornalistas numa área de conflito urbano; marcha até o Pico do Gavião e consumo de ração operacional.

A segunda fase, que está ocorrendo na semana, de 23 a 27 de outubro, os acadêmicos foram inseridos como jornalistas no contexto da Manobra Escolar da ESA, exercício de grande envergadura de combate convencional, com participação de mais de 1.300 militares e cerca de 120 viaturas.

O estágio proporciona oportunidades de interação dos acadêmicos do Grupo UNIS com o Exército Brasileiro e, também, a prática de procedimentos adequados à cobertura jornalística em Área de Conflito, possibilitando aos mesmos exercitar os conhecimentos gerais auferidos na graduação, acrescidos dos específicos referentes a assuntos militares.

Mesmo os acadêmicos realizando estágios em órgãos de imprensa, trabalhando e cursando a graduação à noite, adaptaram seus horários com o objetivo de participar de todas as atividades. Foi uma verdadeira demonstração de comprometimento e entusiasmo profissional desses futuros profissionais da área jornalística.

Em cada atividade desenvolvida percebeu-se a vibração e o sentimento de conquista por cada obstáculo transposto. Os acadêmicos superaram seus medos, limitações e bloqueios internos, além de desenvolverem conceitos atitudinais como confiança, espírito de corpo, camaradagem e coragem.

Parabéns aos concludentes do ECAM 2017 !! Vocês demonstraram o quanto são guerreiros!



Fonte:ESA