Projeto da Rádio Verde-Oliva FM leva civismo e cidadania à escola de educação inclusiva em Taguatinga.


Por Assessoria de Comunicação
Publicação: Qua, 11 Out 2017 16:44:00 -0300
Crédito: ST Emerson

Brasília (DF) - Desde a sua criação, em 2002, a Rádio Verde-Oliva FM mantém em sua programação o "Momento Cívico". Todos os dias, às 8 horas, o som do Hino Nacional Brasileiro ecoa nas ondas da 98,7. O objetivo da iniciativa é estimular o civismo e cultuar um dos símbolos nacionais. A partir de 2007, a atração ganhou um destaque especial. Todos os meses, é realizada a gravação do programa em uma escola do Distrito Federal e do Entorno, com grande participação dos estudantes.

Nessa terça-feira, 10 de outubro, a gravação foi revestida de grande emoção. Pela primeira vez, o "Momento Cívico nas Escolas" ocorreu em um estabelecimento voltado para a educação de portadores de deficiência auditiva, a Escola Bilíngue LIBRAS e Português Escrito de Taguatinga. A instituição atende 236 alunos na educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. Entre os estudantes, 130 são surdos e os demais são os chamados alunos-ouvintes, que possuem pais ou irmãos portadores de deficiência auditiva.

O Hino Nacional foi executado pela Banda de Música do Batalhão da Guarda Presidencial, sendo que a gravação irá ao ar no próximo dia 16 de outubro. Além disso, houve apresentação musical, uma exibição de ordem unida sem comando por parte dos "granadeiros" do BGP e a distribuição da revista em quadrinhos "Recrutinha", publicação do Centro de Comunicação Social do Exército voltada para o público jovem. Para completar o dia especial em Taguatinga, locutores da Verde-Oliva interagiram com os alunos, em um clima de bastante descontração. 

A diretora da escola, Maristela Oliveira, celebrou a presença da equipe da Verde-Oliva FM e registrou a alegria dos estudantes pela ocasião. "Um dia inesquecível para todos eles. A expressão de satisfação de nossos alunos no contato com os militares e o interesse em acompanhar tudo o que foi apresentado mostra o quanto apreciaram esse momento".

O Coronel Manoel, Chefe da Rádio Verde-Oliva, comenta que o projeto vem alcançando os objetivos propostos e gera uma grande procura por parte de escolas interessadas em participar da atividade. "Esse ano, o projeto está atingindo a marca de 100 escolas atendidas, tendo uma ótima repercussão. A execução do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino ao menos uma vez por semana e com presença de todos os alunos é uma determinação legal (Lei 5.700, de 1º de setembro de 1971), mas é uma prática que se perdeu um pouco no País e que procuramos incentivar. Qualquer escola que deseje participar dessa iniciativa deve fazer contato com a rádio, para agendar a nossa visita".

Para fazer parte do Momento Cívico nas Escolas, o estabelecimento deve fazer contato por e-mail (verdeolivafm@gmail.com) ou telefone (3415-4952).


Fonte:Agência Verde-Oliva

Crédito: ST Emerson