Projeto com Sistema de Localização para deficientes visuais, do Colégio Militar de Manaus, é destaque.


Publicação: Ter, 10 Out 2017 13:33:00 -0300

Manaus (AM) – No período de 4 a 7 de outubro, o Colégio Militar de Manaus (CMM) participou do 2º Desafio Global do Conhecimento. O evento, sediado no Colégio Militar de Brasília, contou com a participação de cerca de 400 alunos dos 13 colégios militares do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). O CMM foi representado por 16 alunos e três professores.

O 2º Desafio Global do Conhecimento foi realizado pelo Exército Brasileiro, por intermédio do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA). A programação, cujo tema central foi “Inclusão e Acessibilidade”, contou com uma Feira de Ciências, uma Feira de Robótica, a Olimpíada de Matemática e uma Simulação de órgãos da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

 

"SELVA": projeto que beneficia deficientes visuais e ganhou o 1º lugar

 

1° lugar na Feira de Robótica, com o projeto intitulado "SELVA” (Sistema Eletrônico de Localização Veicular Autônomo), elaborado pelos Alunos Fernando Vinicius Castro de Oliveira, do 1º ano do Ensino Médio, e Izabele Machado Santos, do 7º ano do Ensino Fundamental, sob orientação do 1º Ten Bacry. O objetivo desse projeto consiste em desenvolver um sistema de deslocamento e posicionamento para deficientes visuais, indicando o lugar para onde o usuário deseja ir pelo trajeto mais curto, visando mais uma alternativa para promover a acessibilidade em instituições.

 

 

Outros projetos vencedores do CMM

 

Alunos do CMM também alcançaram o segundo e o terceiro lugar na Feira de Ciências.

O segundo lugar foi dado ao projeto "Iluminar: Construção Audiovisual do Conhecimento", de autoria dos Alunos Beatriz da Silva Falcão, do 9º ano; Sabrina do Nascimento Santiago, do 1º ano; e Luis Pedro Matos França, do 1º ano. Todos sob sob a orientação da 2º Ten Rebeca.

O projeto visa auxiliar deficientes visuais na leitura e proporcionar um melhor entendimento sobre o assunto, bem como ajuda a manter a atenção de alunos com transtornos do neurodesenvolvimento (Transtorno do Espectro do Autismo e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).

Já o 3° lugar foi para o Quiz "Racha-Cuca", dos Alunos Davi Martins, do 1º ano; e Vargas de Mendonça, do 2º ano.

O “Racha-Cuca” foi desenvolvido com a participação de dois alunos representantes de cada Colégio Militar do Sistema Colégio Militar do Brasil. Foram realizadas perguntas em diferentes áreas do conhecimento, como Física, Língua Portuguesa, Literatura, Geografia, História, Química, Biologia e Atualidades.


Fonte:CMM