Organizações Militares de Saúde da 1ª RM participam de Congresso de Medicina

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 10 out 2017

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 4 a 6 de outubro, as organizações militares de saúde (OMS), subordinadas ao Comando da 1ª Região Militar, participaram do 14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e do 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência, em Belo Horizonte. Os eventos foram realizados pela Sociedade Brasileira de Clinica Médica (SBCM – Regional Minas Gerais) e co-realizado pela Associação Brasileira de Medicina de Urgência e Emergência (ABRAMURGEM).

O Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, participou da Cerimônia de Abertura com a palestra “O Sistema de Saúde do Exército Brasileiro e seus desafios”.

O HCE apresentou, em seu estande, os Programas de Residência e Pós-Graduação lato sensu (PROCAP-SAU) e divulgou os Protocolos Médicos de Urgência e Emergência, o Núcleo de Segurança do Paciente, a Revista Científica do HCE e as capacidades e atividades desenvolvidas no tratamento oncológico e oftalmológico. O Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx) realizou uma exposição dos medicamentos, que compõem a linha de fabricação da Unidade.

Durante as apresentações, foram divulgados os medicamentos que se encontram em fase de desenvolvimento pelo seu quadro técnico, os que estão em estudos de equivalência e bioequivalência farmacêutica e os produtos operacionais para uso estratégico militar. O Hospital Militar de Resende também participou do evento, expondo uma UTI móvel devidamente equipada com aparelhos e recursos para a realização de pronto atendimentos. O Hospital de Campanha (H Cmp) também expôs parte de sua estrutura em um módulo reduzido de duas barracas canadenses.

Foram apresentados materiais médicos de uso em situações de urgência e emergência e montada uma sala de pronto atendimento equipada com aparelhos utilizados no local. O Instituto de Biologia do Exército (IBEx) apresentou a importância e o funcionamento das atividades desenvolvidas pela Unidade como análises clínicas, produção de plasma hiperimune, banco de sangue, banco de DNA, ensino, pesquisa, biodefesa e toxicologia.

A Odontoclínica Central do Exército (OCEx) apresentou a filosofia do atendimento imediato, bem como os recursos tecnológicos empregados na Unidade ressaltando o equipamento CEREC, utilizado em reabilitações orais finalizadas em única consulta, com maior qualidade e uma significativa redução de custo. Expôs também o equipamento em manobras e ações cívico-sociais em apoio à população. O Congresso constitui-se no Fórum Nacional como o mais importante para o encontro dos diversos profissionais que atuam na área da Clínica Médica; tanto aqueles que se dedicam ao ensino e à pesquisa nas universidades, como aqueles que desenvolvem atividades profissionais na área.

Fizeram-se presentes ao evento, o comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Laerte de Souza Santos; o comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho; o diretor do Hospital Central do Exército (HCE), General de Brigada Alexandre Falcão Corrêa; o subdiretor técnico de Saúde, General de Brigada Paulo Sérgio Iglesias; o assistente do Comandante da 1ª RM, General de Brigada R/1, Antônio Carlos De Souza, dentre outras autoridades civis e militares.



Fonte:1ª RM