Tribunal do Júri Simulado em Santa Maria propicia aos alunos uma construção mais dinâmica do conhecimento.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 out 2017

Santa Maria (RS) – O Colégio Militar de Santa Maria (CMSM) realizou, no dia 28 de setembro de 2017, um Tribunal do Júri Simulado, em plena sala de aula. O objetivo da atividade era propiciar ao aluno a participação efetiva no processo de ensino-aprendizagem e de cidadania, de modo a colocá-lo em uma posição ativa na construção e elaboração do conhecimento e de uma sociedade mais participativa.

Durante o evento, alunos do 2º ano do Ensino Médio analisaram três casos jurídicos fictícios, e cada integrante da turma teve seu papel, como se estivessem em um Tribunal do Júri verdadeiro.

Para dar maior realismo, foram convidadas autoridades judiciárias para orientar o processo, como o Dr Leandro Augusto Sassi, que é Juiz de Direito da Comarca de Santa Maria e exerceu o papel de Juiz-Assistente; o Dr Henrique Azevedo, que é Defensor Público Federal na vida real e recebeu o papel de Defensor-Assistente; e o Dr Marcelo Mendes Arigony, Delegado da Polícia Civil, que atuou, na simulação, como Acusador-Assistente. Além destes, alguns ex-alunos do Colégio do Vagão formados em Direito ou que frequentam o Curso em nível de Graduação também colaboraram para o sucesso da atividade.



Fonte:CMSM