Visita de orientação técnica à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Autopropulsada

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 set 2017

Curitiba (PR) – No dia 21 de setembro, a AD/5 realizou uma visita de orientação técnica à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea (11ª Bia AAAe), em Rio Negro/PR.

A 11ª Bia AAAe, subordinada à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada em Ponta Grossa – PR, é uma Organização Militar (OM) vinculada à Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), para fins de apoio de fogo, no âmbito da 5ª Divisão de Exército (5ª DE).

Na oportunidade, o Comandante da Subunidade (SU), Maj Eduardo Faraco de Souza Bezerra, recepcionou o Comandante da AD/5, General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, e sua comitiva, dando início à visitação, com a apresentação de oficiais no salão de honra. Em seguida, o Maj Faraco concedeu uma palestra ao Gen Vergara, na qual abordou características e peculiaridades da OM, recém instalada na cidade de Rio Negro, e ainda em processo de implantação. Após a atividade, o Gen Vergara e comitiva percorreram as instalações da SU, a fim de verificar a situação operacional, no que tange ao apoio de fogo, bem como o nível de adestramento da tropa.

Dotada do nobre material de fabricação alemã, caracterizado pela elevada capacidade de defesa antiaérea à baixa altura, mobilidade e autonomia - Viatura Blindada de Combate de Defesa Antiaérea GEPARD 1A2 - a Subunidade demonstrou, por intermédio da tropa, sentimento de profissionalismo, motivação e conhecimento do material orgânico.

As observações e informações colhidas serviram de subsídio para as orientações técnicas, assessoramentos e oportunidades de melhorias, visando a certificação da 11ª Bia AAAAe como apta a cumprir as missões de apoiar com seus fogos a manobra da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.



Fonte:AD/5