Operação Salomão da Rocha

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 set 2017

Curitiba (PR) – Entre os dias 11 e 15 de setembro do corrente ano, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou a Operação Salomão da Rocha, Exercício de Planejamento e Coordenação de Apoio de Fogo da 5ª Divisão de Exército (5ª DE). A atividade consistiu na integração das Funções de Combate “Fogos” e “Movimento e Manobra”, por meio de um exercício de simulação de combate.

Conforme a intenção do Comandante da AD/5, General Rodrigo Pereira Vergara, o exercício doutrinário possibilitou aos militares participantes o trabalho em um Estado-Maior constituído, buscando-se a máxima integração entre as Funções de Combate, com atualizações e padronizações de procedimentos relativos à coordenação do apoio de fogo.

A Operação foi realizada à distância, com o emprego de meios audiovisuais e virtuais (videoconferência e programa C2 em combate), e teve participação de diversas Organizações Militares orgânicas da 5ª DE, sendo concebida em duas fases: em uma primeira etapa, foi dada ênfase ao trâmite de documentação e ao fluxo do planejamento de fogos, com confecção e consolidação de diversos planos, nos diferentes níveis. Na segunda etapa, a de coordenação de apoio de fogo, foram apresentados problemas militares simulados com o propósito de levantar soluções integradoras das Funções de Combate “Fogos” e “Movimento e Manobra”.

A atividade contou com a participação de oito Organizações Militares:

- 14ª Brigada de Infantaria Motorizada – Florianópolis/SC

- 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada – Cascavel/PR

- 5ª Brigada de Cavalaria Blindada – Ponta Grossa/PR

- 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - Curitiba/PR

- 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado – Lapa/PR

- 26º Grupo de Artilharia de Campanha – Guarapuava/PR

- 28º  Grupo de Artilharia de Campanha -  Criciúma/SC

- Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército - Curitiba/PR



Fonte:AD/5