Pontidão Operacional da Força Planalto

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 set 2017

Brasília (DF) – A 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz) conduziu, no período de 12 a 15 de setembro, o Exercício de Prontidão Operacional da Força Planalto (FORPLAN) na Guarnição de Brasília, em coordenação com o Comando Militar do Planalto (CMP). O objetivo era o preparo e o adestramento da tropa em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), além de fortalecer o espírito de corpo e a liderança.

O exercício contou com a colaboração de integrantes do Centro de Instrução de Operações de Garantia da Lei e da Ordem do 28º Batalhão de Infantaria Leve, sediado em Campinas (SP). Além da participação das organizações militares diretamente subordinadas à 3ª Bda Inf Mtz, houve o envolvimento das Subunidades de choque do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília e do Batalhão da Guarda Presidencial, bem como do Pelotão Hipomóvel de Choque do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas.

Durante o exercício, os integrantes da FORPLAN realizaram, após o Aprestamento, exercícios que trabalharam as Regras de Engajamento, o uso progressivo da força, o uso e emprego de munição menos letal, com apoio da Empresa Condor Tecnologias Não-Letais, além de técnicas operacionais de Operações de Controle de Distúrbio.



Fonte:3ª Bda Inf Mtz