Adjuntos de Comando de Países Amigos visitam Santa Maria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 set 2017

Santa Maria (RS) – Com a finalidade de estreitar os laços de cooperação e camaradagem e ampliar o intercâmbio entre os Adjuntos de Comando dos Exércitos do continente americano, nos dias 13 e 14 de setembro, a Guarnição de Santa Maria recebeu a 1ª visita dos Adjuntos de Comando de países amigos.

A comitiva estava composta por Adjuntos de Comando (Adj Cmdo) dos Estados Unidos da América, do Chile e da Bolívia, acompanhados pelo Adj Cmdo do Comandante do Exército Brasileiro, Subtenente Osmar Crivelatti.

O início da atividade ocorreu no Centro de Instruções de Blindados (CI Bld), onde, após participarem de uma exposição realizada pelo Comandante do Centro, visitaram os pavilhões de simulação e manutenção. No CI Bld tiveram a oportunidade de conhecer as atividades desenvolvidas na missão de especializar militares das Forças Armadas e de Nações Amigas na operação de meios blindados e mecanizados e no emprego tático de frações de mesma natureza até o nível subunidade.

No Centro de Adestramento Sul, organização militar síntese do que há de mais moderno no Exército Brasileiro na preparação e treinamento de tropa, conheceram o Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), onde passaram pelo Centro de Controle de Exercício, Posto de Observação 01 e Linha de Fogo. No Simulador de Adestramento dde Comando e Estado-Maior (SIMACEM) visitaram as instalações e tiveram uma explanação do programa COMBATER.

O encerramento da visita ocorreu no 1º Regimento de Carros de Combate, quando o Comandante do Regimento recepcionou os visitantes com uma formatura. Na sequência, o Adjunto de Comando da Unidade, Subtenente Sandro Mar Paz Soares, ministrou uma palestra institucional da Unidade, destacando as principais atribuições de sua função. No prosseguimento, a comitiva visitou a Seção de Instrução de Blindados e o Pavilhão de Manutenção das Viaturas Blindadas de Combate Leopard 1A5BR, podendo comprovar as peculiaridades da instrução e da logística do Regimento, abordadas na palestra institucional.

"Visitamos várias organizações militares no Brasil, e em todas observei um fator em comum: o profissionalismo. Demonstrando o compromisso com a Instituição, que se reflete em cada atividade realizada", afirmou o Suboficial Mayor de Ejército, Julio Peña Bustamente, Adj Cmdo do Comandante do Exército do Chile.

 

O cargo de Adjunto de Comando

O cargo foi criado pela Portaria Nº 103, do Estado-Maior do Exército, de 22 de maio de 2015, com a finalidade de distinguir o subtenente ou primeiro-sargento que possui destacada liderança, reconhecida competência e perfeita conduta pessoal. Seu papel principal é ser o divulgador da ética e dos valores militares, bem como ser o facilitador da comunicação entre o Comando e os praças.

A assessoria ao comando das organizações militares em assuntos de interesse de praças é o foco de suas atividades.



Fonte:3ª DE