Escola Rural do entorno do DF, voltada para Educação Ambiental, recebe Momento Cívico da Verde-Oliva FM.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 14 set 2017

Planaltina (DF) – O Exército Brasileiro, por intermédio da equipe de profissionais da Rádio 98,7 Verde-Oliva FM, realiza, mensalmente, o Momento Cívico em escolas públicas e particulares do Distrito Federal e das cidades do entorno. Além do canto do Hino Nacional e do hasteamento da Bandeira do Brasil, são desenvolvidas atividades educativas e lúdicas. Neste mês de setembro, a escola contemplada foi o Centro Educacional Várzeas, localizado na sede do Núcleo Rural Tabatinga, em Planaltina, Região Administrativa do Distrito Federal.

O Momento Cívico fez parte das comemorações do cinquentenário do Centro Educacional. As atividades iniciaram-se com a oficina de leitura e contação de histórias, projeto que visa ampliar o universo literário e estimular o gosto pela leitura de crianças, jovens e adultos. Em seguida, o acontecimento mais esperado: o canto do Hino Nacional, executado pela Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB), e o hasteamento do Pavilhão Nacional por docentes e alunos.

A Banda tocou um repertório variado de músicas nacionais e internacionais, o que animou a plateia e levou os alunos a dançarem e se divertirem. Na sequência, o mestre da Banda chamou alguns músicos para apresentarem seus instrumentos e tocarem canções conhecidas pelo público, momento em que houve grande interação entre estudantes, professores, funcionários e militares. O ponto alto foi a Ordem Unida sem Comando, executada pelos Granadeiros do Batalhão da Guarda Presidencial.

Para o Diretor do Centro Educacional, Professor Vanderlei Rodrigues, “os alunos cantaram muito bem o Hino e verificaram a importância do Momento Cívico, atividade que o Centro já executa semanalmente”. A Professora Consuelo Ortiz já conhecia o Momento Cívico do Exército, quando foi Diretora do CEF Vale do Amanhecer, em 2008, oportunidade em que o evento também foi levado pelo Exército. Para a educadora, essa atividade é muito importante, pois é o momento de praticar o ato cívico, de cantar o Hino Nacional, de saber de quem são a letra e a música, e de conhecer a história da Bandeira do Brasil. Outro ponto relevante foram as ótimas canções tocadas pela Banda, o que permite às crianças conhecerem composições diferentes daquelas a que estão acostumadas no dia a dia. Por fim, outro destaque foram os relatos de alguns militares, que contaram suas histórias de vida e de superação profissional, mostrando aos alunos caminhos de vida diferentes e novas possibilidades profissionais.

Conforme o Dr. Carlos Marques, Médico do Posto de Saúde de Taguatinga, militar da reserva e ouvinte assíduo da Rádio 98,7, um dos objetivos de levar essa solenidade à escola é o de propiciar à comunidade conhecer a beleza e a grandiosidade do Exército Brasileiro. A instituição traz todo o seu simbolismo e mostra a organização, a hierarquia e a disciplina, pilares da Força, fortalecidos com o liame da solidariedade.

A aluna Gabriela Monteiro, do 3º ano do Ensino Médio, observou que a atividade levou à escola o reconhecimento que ela merece. Já para o aluno Lucas da Conceição, do 9º ano do Ensino Fundamental, cantar o Hino é respeitar o País e a nacionalidade.

Ao término, a Rádio Verde-Oliva entregou o certificado de participação no evento ao Diretor do Centro Educacional Várzea, bem como e material educativo para o acervo, como as Revistas “Recrutinha” e “Verde-Oliva”, e CD com canções e hinos cívico-militares.

 

O Centro Educacional Várzeas

O estabelecimento de ensino público fica a 30 km da Região Administrativa de Planaltina e a 47 km da Capital Federal. A escola foi inaugurada em 1967 e completou seu cinquentenário este ano. Atende a cerca de 650 alunos dos Ensinos Fundamental e Médio, numa faixa etária muito variada, polarizando toda a região em um raio de 20 km.

Ao longo desses 50 anos, a instituição sofreu diversas ampliações e reformas em suas instalações e teve seu transporte escolar otimizado, que disponibiliza, atualmente, dez ônibus nos turnos matutino e vespertino, cujas quilometragens somadas dos 19 percursos equivalem a 1.090 km por dia. Todas essas melhorias ocorreram para adaptar a escola ao aumento progressivo de alunos e às diferentes demandas e necessidades da comunidade, devido às distâncias dos grandes centros.

O Centro Várzeas representa um polo educacional, cultural e de lazer para toda a região, pois promove diversos projetos e ações pedagógicas. O destaque é o trabalho voltado para a Educação Ambiental, seguindo a vocação de escola rural, com experiências de horta escolar, confecção de lixeiras, jardinagem, criação de viveiro de mudas do cerrado, conscientização ecológica e horta medicinal, em parceria com a EMATER e o Posto de Saúde local. Além disso, realiza variados eventos, como a Festa das Regiões, a Feira de Artes, Ciências e Cultura, a Festa do Produtor, a Semana Literária, a Festa do Folclore, torneios esportivos e festas juninas.

 

 

Para receber o Momento Cívico em sua escola, envie um e-mail para verdeolivafm@gmail.com ou entre em contato pelo telefone (61) 3415-4952.

Ouça aqui a nossa Rádio Verde-Oliva FM!



Fonte:Agência Verde-Oliva