Civismo por meio do Esporte, é o que a mão amiga do Exército provê para quase 12 mil crianças e adolescentes.


Publicação: Qua, 13 Set 2017 15:36:00 -0300

Brasília (DF) – Hoje, em todo o Brasil, quase 12 mil crianças e adolescentes participam do Programa Forças no Esporte (PROFESP) em algum quartel do Exército Brasileiro. Ao todo, são 115 Unidades da Força Terrestre espalhadas pelo País, fornecendo muito mais que um espaço para a prática de atividade física, elas propiciam a formação de cidadãos, ensinando a importância do civismo e do amor aos símbolos nacionais.

Em Brasília, por exemplo, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército trabalha com 800 crianças, utilizando a estrutura da Associação de Esporte e Lazer dos Subtenentes e Sargentos do Exército, em Brasília. Crianças de 8 a 11 anos têm a oportunidade de praticar esportes como: vôlei, tênis, futebol, basquete, handebol e judô; além de atividades recreativas, teatro, reforço escolar, capoeira, atividades aquáticas, dança e artes. O Capitão Jerônimo Barbosa de Sousa, que está há 7 anos trabalhando no PROFESP – núcleo CCOMGEX – destaca que “projetos assim são de grande importância, pois aproxima o Exército da comunidade, além de conceder vários benefícios para as crianças participantes e seus familiares”.

Em Cuiabá (MT), o 44° Batalhão de Infantaria Motorizado iniciou neste mês as atividades inerentes ao PROFESP. Este ano, estão sendo atendidas, na Unidade, cerca de 100 crianças do Ensino Fundamental, das escolas municipais Francisval de Brito e Maria Tomike. Desde 2008, o Batalhão já atendeu a mais de 900 crianças e jovens no programa.

Já em Rondonópolis (MT), aproximadamente 100 alunos integram o projeto no 18º Grupo de Artilharia de Campanha, praticando atividades como natação, basquete, voleibol e futebol; além de participarem de solenidades militares e palestras educacionais como prevenção às drogas, combate a incêndio, higiene e primeiros-socorros. As crianças recebem acompanhamento médico e odontológico e refeições diárias.

O PROFESP é um programa do Governo Federal e envolve três ministérios: Ministério da Defesa, do Desenvolvimento Social e Agrário e do Esporte. As Forças Armadas disponibilizam mais que as estruturas das organizações militares, elas fornecem serviço médico, odontológico e de assistência social, coordenadores, transporte e monitores. O programa, como um todo, atende, atualmente, a cerca de 20 mil crianças e adolescentes, entre 6 e 18 anos, em 92 cidades brasileiras.

Fotos: Sgt Negreiro (CCOMSEx)


Fonte:Agência Verde-Oliva