Ação cívico-social em comunidade indígena do Rio Negro.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 set 2017

São Gabriel da Cachoeira (AM) – No dia de 4 de setembro, em comemoração à Semana da Pátria, o Comando de Fronteira Rio Negro e 5º Batalhão de Infantaria de Selva realizou uma ação cívico-social (ACISO) na comunidade indígena de Ilha das Flores, localizada no Rio Negro, a uma hora de deslocamento fluvial de São Gabriel da Cachoeira.

As ações desenvolvidas foram voltadas a uma maior integração entre a comunidade indígena e a família militar da guarnição de São Gabriel da Cachoeira. Atividade visou, ainda, a inserção do Exército Brasileiro como parceiro no planejamento e na execução das tradicionais comemorações da Semana da Pátria pelas comunidades indígenas circunvizinhas à Ilha das Flores, incluindo torneio de futebol e vôlei e o desfile cívico no Dia da Independência.

No corrente ano, fruto da parceria com o Exército, o evento passou a ser cívico-militar. Nesse sentido, a abertura das comemorações deu-se com o hasteamento do Pavilhão Nacional, ao som do Hino Nacional, seguida de uma missa realizada pelo Capelão Militar, da participação de equipe de militares no torneio indígena, de atendimento médico e odontológico e de diversas atividades desenvolvidas pelas esposas dos militares, que implementaram oficinas de pinturas de unhas, maquiagem, conto de histórias, distribuição da revista "Recrutinha", de material de higiene bucal e de lanches para as crianças, além de doarem material didático e brinquedos educativos para a escola da comunidade.

Finalizando o evento, a dentista do Cmdo Fron RN / 5º BIS realizou uma oficina para ensinar as crianças correta a higiene bucal.

A ação contou com o apoio da 2ª Bda Inf Sl e do Hospital Geral de São Gabriel da Cachoeira.



Fonte:Cmdo Fron RN/5º BIS