Como parte das comemorações, em Santiago foi inaugurado o “Monumento Carro de Combate M41”.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 ago 2017

Santiago (RS) – Como parte das comemorações alusivas ao Dia do Soldado, ocorreu, no dia 25 de agosto, a inauguração oficial, pela Prefeitura Municipal de Santiago, do "Monumento Carro de Combate Blindado M41", na praça Franklin Frota, localizada em frente ao Quartel-General da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (1ª Bda C Mec).

Em seu discurso, o Prefeito Municipal, Sr Tiago Gorski Lacerda, ressaltou a importância que a presença do Exército Brasileiro tem em Santiago, tanto para a economia quanto para o fato de o município ter se tornado um polo de saúde. "O blindado ficará simbolizando o quanto Santiago deve para o Exército, o quanto crescemos, o quanto os militares representam para nós", afirmou.

O blindado M41 está registrado como parte do acervo do Museu Municipal Pedro Palmeiro.

A solenidade de descerramento da placa contou com a presença do Comandante da Brigada, General de Brigada Raul Rodrigues de Oliveira, além de autoridades civis, de integrantes do Estado-Maior da 1ª Bda C Mec, de militares do Esquadrão de Comando da Grande Unidade e do 1º Pelotão de Polícia do Exército.

 

Corrida do Facho

Seguindo a tradição que envolve a região, ainda em comemoração ao Dia do Soldado, no dia 22 de agosto foi realizada, pelo Comando da 1ª Bda C Mec, a Corrida do Facho, no centro da cidade.

Dentre os vencedores da atividade, na categoria composta por militares do efetivo variável, classificaram-se: em 1º lugar a equipe do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado; em 2º lugar, a equipe do 19º Grupo de Artilharia de Campanha; e, em 3º lugar, a equipe do 4º Regimento de Cavalaria Blindado.

Já na categoria composta por militares do efetivo profissional, têm-se os seguintes resultados: em 1º lugar, a equipe do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado; em 2º lugar, a equipe do 19º Grupo de Artilharia de Campanha; e, em 3º lugar, a equipe da 11ª Companhia de Comunicações Mecanizada.

Na oportunidade, o Comandante da 1ª Bda C Mec, General Raul realizou a entrega da premiação aos chefes das Equipes campeãs.

A atividade foi prestigiada pelos Comandantes de organizações militares subordinadas à Brigada e pela comunidade santiaguense.



Fonte:1ª Bda C Mec