Batalha de Santa Luzia, um dos episódios mais importantes da história de Minas Gerais, completa 175 anos.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 ago 2017

Belo Horizonte (MG) – A 4ª Região Militar e a Prefeitura de Santa Luzia realizaram, na última terça-feira, 22 de agosto, uma solenidade cívico-militar em homenagem aos 175 anos da Batalha de Santa Luzia, um dos episódios que compõem a história das revoltas liberais de 1842 e um dos mais importantes fatos da história de Minas Gerais.

Nessa Batalha, as tropas imperiais, comandadas pelo então Brigadeiro Luiz Alves de Lima e Silva, Barão de Caxias, defrontaram-se com as forças rebeldes lideradas por Teófilo Ottoni.  Após duros combates, as tropas do futuro Duque de Caxias sagraram-se vencedoras, pacificando a província de Minas Gerais.

A Solenidade, presidida pelo General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, comandante da 4ª Região Militar, reuniu cerca de 500 pessoas, dentre os quais estudantes e autoridades da cidade de Santa Luzia. A tropa foi formada por representações do 12º Batalhão de Infantaria, da Companhia de Comando da 4ª Região Militar e da 4ª Companhia de Polícia do Exército. Além disso, prestigiaram com suas presenças os comandantes das organizações militares da guarnição de Belo Horizonte.



Fonte:4ª RM