Operação "Cavalo de Aço".

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 24 ago 2017

Ponta Grossa (PR) – O 3º Regimento de Carros de Combate (3º RCC) realizou, no período de 16 a 18 de agosto, a Operação Cavalo de Aço, enquadrado no Período de Adestramento Básico (PAB) nível pelotão, no Campo de Instrução General Calazans (CIGC), Ponta Grossa – PR.

A fim de pôr em prática e aprimorar as técnicas de combate no nível Pelotão de Carros de Combate, foi realizado um exercício tipo dupla ação no terreno, no qual 2 Pel CC realizaram um ataque a outro Pel CC de capacidade equivalente, que desempenhava o papel de força inimiga ao realizar uma Operação Defensiva (Op Def).

A oportunidade também serviu para certificar o preparo dos comandantes em todos os níveis, com realismo, vivacidade, consciência  situacional e fundamentos de comando e controle. Dentre as diversas atividades realizadas podemos elencar: aprontos operacionais, ocupação de Zonas de Reunião, abastecimentos em posição, treinamento de condutas em combate, emissão de ordens de operações e fragmentárias, utilização intensa de meios rádio, planejamentos e reconhecimentos no terreno em situação de combate, entre diversos outros aspectos agregadores de capacidades operacionais.

Ao final, foi conduzida uma Análise Pós Ação, na qual foram abordados os acertos, ensinamentos colhidos, considerações da arbitragem do exercício, resultados dos embates e propostas de melhoria no cumprimento de missões em todos os níveis de comando.

Dessa forma, o 3º RCC alcançou um novo patamar em sua capacitação técnica e tática, mostrando-se em plenas condições de prosseguir para a Operação Aço, exercício a ser realizado  na segunda quinzena do mês de setembro de 2017, integrando os meios do Regimento às demais Organizações Militares da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, no Campo de Instrução Barão de São Borja, localizado em Rosário do Sul - RS.



Fonte:3º RCC