Fogo Simbólico da Pátria

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 ago 2017

Pelotas (RS) – Dando início às comemorações da Semana da Pátria, o 9º BIMtz, Regimento Tuiuti, sediado em Pelotas/RS, recebeu, na manhã do dia 21 de agosto de 2017, das mãos de representantes do Núcleo da Liga da Defesa Nacional da cidade, o Fogo Simbólico da Pátria.    

O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo que bem representasse o calor patriótico do povo brasileiro. Assim surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história.

Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e que deveria percorrer todo o território nacional, em peregrinação cívica.

A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada por Olavo Bilac, se juntou aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, evento realizado pela primeira vez em 1938, num percurso de 26 Km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

O Fogo Simbólico da Pátria permanecerá no Regimento Tuiuti até o dia 1º de setembro, quando será conduzido até o Altar da Pátria, no centro de Pelotas, dando continuidade às comemorações da Semana da Pátria. 



Fonte:9º BI Mtz