Série de vídeos lançada pelo CCOMSEx fala sobre o encerramento da missão de paz no Haiti.

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 ago 2017

Brasília (DF) – O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) está lançando diversos produtos em referência ao encerramento da Missão das Nações Unidas pela Estabilização do Haiti (MINUSTAH).

Na área do audiovisual, a série de vídeos “Histórias do Brasil no Haiti” traz depoimentos e imagens inéditas sobre os 13 anos de atuação dos militares brasileiros no país caribenho. Inicialmente, seis episódios vão destacar os momentos mais marcantes do trabalho dos “capacetes azuis” brasileiros.

Um documentário também será lançado em outubro, para marcar a data de término da missão. Entre os dias 10 e 17 de setembro, o último contingente brasileiro irá retornar ao Brasil. No dia 15 de outubro, a base utilizada pelas tropas brasileiras será entregue às Nações Unidas. Durante esses 13 anos de MINUSTAH, os militares brasileiros conseguiram pacificar a Capital, Porto Príncipe.  

Durante a missão, as tropas brasileiras realizaram intensivo patrulhamento nas áreas que estavam sob sua responsabilidade, participaram de operações com as demais tropas das Nações Unidas e com a Polícia Nacional do Haiti, escoltaram autoridades e proveram segurança para as ações humanitárias e as eleições. Esse esforço propiciou as condições necessárias de estabilidade para a promoção do desenvolvimento social, econômico e político do país.

Os militares do Brasil estiveram presentes em momentos de grandes catástrofes naturais no Haiti, como o terremoto de 2010 e, mais recentemente, a passagem do Furacão Matthew. A Companhia de Engenharia Brasileira foi empregada pelas Nações Unidas em obras como construção, asfaltamento e reparação de vias, perfuração de poços, limpeza de valas, distribuição de água e destruição de explosivos.

 

Assista aqui ao primeiro vídeo da série.

Conheça mais sobre a série “Histórias do Brasil no Haiti”.

 



Fonte:Agência Verde-Oliva