180 anos de nascimento do Brigadeiro Tibúrcio


Publicação: Sex, 11 Ago 2017 08:58:00 -0300

Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, na manhã de 10 de agosto, uma solenidade militar em homenagem ao transcurso do 180º aniversário do Brigadeiro Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza, na praça que leva o seu nome, que também é conhecida como Praça dos Leões, no centro da Capital cearense.

 

Quem foi Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza

Nascido em 11 de agosto de 1837, na Vila Viçosa, atual Viçosa do Ceará, na Serra de Ibiapaba, filho de Francisco Ferreira de Souza e Margarida Ferreira do Nascimento, Tibúrcio sentou praça em 26 de junho de 1851, no Meio Batalhão de Caçadores, sediado à época na Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção. Após curto espaço de tempo, é deslocado para a Corte, onde incorporou no 1º Batalhão de Artilharia a Pé, sediado na Fortaleza de Santa Cruz.

Ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha e foi promovido a segundo-tenente de Artilharia no final de 1857. Logo depois de sua promoção a primeiro-tenente, em 1863, teve início a Guerra da Tríplice Aliança e, ao receber a notícia sobre o conflito, de imediato exclamou a frase que ficaria na memória dos seus colegas de farda: “Bravo! Ou morro, ou volto coronel!”.

O então Tenente Tubúrcio embarcou, em dezembro de 1864, para a batalha e suas quatro promoções aos postos subsequentes se deram durante a guerra, principalmente por atos de bravura e pelos relevantes serviços prestados, chegando a coronel, durante esse período.

Em 27 de junho de 1880, foi pro­movido, com apenas 43 anos de idade, ao posto de Brigadeiro, designação empregada na época para os atuais Generais de Brigada.

Sua última comissão, em 1882, foi a de Inspetor dos Corpos, Companhias isoladas e Fortalezas do Norte desde Pernambuco ao Pará, que não chegou a completar, pois a morte o surpreendeu em pleno vigor dos seus 48 anos, em 28 de março de 1885, em Fortaleza.

O Governo e a sociedade cearense prestaram uma homenagem ao seu heroico e bravo filho, erguendo lhe uma estátua de bronze numa praça que recebeu seu nome em 6 de abril de l888.

Antônio Tibúrcio Ferreira de Souza foi paradigma de inusitadas virtudes militares e cívicas, além de brilhante e indomável espírito.

Nessa comemoração de seus 180 anos de nascimento, exaltamos a figura desse grande artilheiro e infante, que se destacou ao longo dos seus 34 anos de total dedicação ao serviço da Pátria, por seus atos de heroísmo e invulgar coragem.

 

Conheça mais sobre esse herói, clique aqui para ler o texto alusivo ao Brigadeiro Tibúrcio.


Fonte:10ª RM