Exército interage com Escola em Momento Cívico no DF


Publicação: Qui, 10 Ago 2017 16:43:00 -0300

Santa Maria (DF) – Uma vez por mês, o Exército Brasileiro realiza o Momento Cívico em escolas do Distrito Federal e nas cidades do entorno. A atividade, que está completando 10 anos, fica a cargo da equipe da Rádio Verde-Oliva. Os militares promovem uma manhã cívica e lúdica com alunos, familiares, professores e direção.

No dia 8 de agosto, foi a vez do Centro de Ensino Especial 01 de Santa Maria, Região Administrativa do Distrito Federal. O estabelecimento de ensino foi inaugurado em 2001 e atende a mais de 300 estudantes com deficiências múltiplas, transtorno global do desenvolvimento e educação precoce, além de oferecer oficinas socioprofissionalizantes e classe de deficiente intelectual. Esses alunos são provenientes das cidades-satélites de Santa Maria e do Gama, além de outras regiões das cercanias.

O evento iniciou-se com a oficina de leitura e contação de histórias, projeto que visa instigar crianças, jovens e adultos ao gosto pela leitura, por meio da palavra lida e contada, bem como do mundo da imaginação e da fantasia. O intuito é levar as pessoas a travarem contato com o livro, enquanto objeto, e descobrir, assim, o mundo à sua volta.

Em seguida, houve o momento mais aguardado: o hasteamento da Bandeira do Brasil e do Distrito Federal, e o canto do Hino Nacional, que foi executado pela Banda de Música do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB). A solenidade foi gravada pela equipe da Rádio 98,7 e veiculada no dia 10 de agosto, às 08 horas da manhã, podendo ser ouvida na página eletrônica do Exército, na área da Rádio VO.

Após a gravação, a Banda tocou um repertório eclético de músicas nacionais e internacionais, com direito à dança por parte de professores e alunos. Houve, ainda, a apresentação dos instrumentos da Banda, oportunidade em que cada músico “deu uma palinha” das canções mais conhecidas do público. A interação e a descontração foram grandes entre os participantes.

Para a Professora Vanessa Campos, “o momento cívico deixou todos muito felizes. Havia uma expectativa, que foi superada. Foi um dia muito especial”. Segundo a educadora, é gratificante ver o Exército trazer esse momento para a sociedade, o que é importante para estudantes, pais, professores e a escola. A atividade trouxe uma sensação de inclusão e de pertencimento da comunidade escolar à sociedade.

Já a Professora Irineide ressaltou que a escola amanheceu mais feliz, e os alunos ficaram radiantes com a presença e o projeto do Exército, que resgata sentimentos esquecidos, como o patriotismo e o amor à Pátria. Com o evento, que traz a esperança de um Brasil melhor, foi possível verificar o entusiasmo e a alegria com que os estudantes vivenciaram as atividades.

Conforme a Senhora Daniele Farias, mãe da Aluna Emanuele, o Momento Cívico é muito relevante, por ser um projeto de inclusão. A presença do Exército é um marco para toda a escola. De acordo com a Aluna Tamime, o evento foi interessante e o que mais chamou a atenção foi a Banda de Música.

A manhã encerrou-se com um lanche oferecido pelo Centro de Ensino e a entrega de brindes pelo Exército, como a Revista Recrutinha, CD com canções e hinos cívico-militares e camisetas da Rádio.

 

Para receber o Momento Cívico em sua escola, envie um e-mail para verdeolivafm@gmail.com ou entre em contato pelo telefone (61) 3415-4952.


Fonte:Agência Verde-Oliva