Universitários aprendem a atuar em áreas de conflito

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 ago 2017

Porto Alegre (RS) – Trinta acadêmicos dos cursos de Jornalismo de Porto Alegre e Região Metropolitana realizaram, na última semana das férias escolares, o Estágio de Correspondente de Assuntos Militares (ECAM), que teve início no dia 25 de julho.

Durante a abertura, os participantes assistiram a uma palestra do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul (CMS), General de Brigada Fernando Telles Ferreira Bandeira, que abordou a história dos correspondentes de guerra, em conflitos que marcaram época no mundo. Na sequência, o Jornalista Humberto Trezzi, do Jornal Zero Hora, relatou suas experiências em coberturas jornalísticas em várias áreas de conflito.

O dia 26 de julho, segundo dia de atividades, foi intenso para os estudantes que participavam do ECAM. No 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, a primeira palestra foi sobre a Comunicação Social em Operações e, em seguida, os estagiários tiveram a oportunidade de conversar com a Jornalista da TV Record, Vanessa Pires. O jornalismo investigativo também foi abordado por um profissional da área que atua no programa Fantástico, da Rede Globo.

O período da tarde foi reservado para atividades práticas. Os universitários puderam presenciar demonstrações militares e uma simulação de ações de Garantia da Lei da Ordem, com a participação de militares do 3º Batalhão de Polícia do Exército e do 3º Regimento de Cavalaria de Guarda.

Organizada pelo 8º Batalhão Logístico, a instrução de primeiros-socorros surpreendeu os estudantes. Além da parte teórica, os estagiários puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em simulação de situações de crise.

O último dia do ECAM, 27 de julho, foi de grandes experiências. No 19º Batalhão de Infantaria Motorizado, em São Leopoldo (RS), os alunos acompanharam, utilizando colete e capacete, como repórteres profissionais, a progressão de um Grupo de Combate no terreno. Nesse dia, o almoço, preparado pelos próprios estagiários, foi ração operacional.

No Campo de Instrução Leão da Serra, também em São Leopoldo, os estagiários realizaram uma pista de orientação e, ao término desse dia, aconteceu a cerimônia de entrega de certificados.



Fonte:CMS