Defesa Nacional reúne universitários na AMAN

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 ago 2017

Resende (RJ) – Trinta universidades de todo Brasil e mais de 300 estudantes reuniram-se entre os dias 24 e 28 de julho, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), a fim de pensarem e discutirem os temas de defesa que interferem diretamente no território brasileiro.

O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional é uma iniciativa do Ministério da Defesa e teve por objetivos estimular a interação entre professores e alunos das escolas militares e das instituições de ensino superior civis, promover o debate acerca de problemas relevantes para o País e contribuir para a difusão dos assuntos de Defesa no âmbito da sociedade brasileira. Entre os temas do congresso estão aqueles que tratam de defesa cibernética, defesa da Amazônia e os conflitos africanos que influenciam o Brasil.

Nas palavras da estudante Ana Beatriz Ayres, da Universidade Federal do Amapá, foi possível levantar os mais diversos temas. “Nós trouxemos a discussão a respeito da defesa da região Amazônica e pudemos nos surpreender positivamente com o pensamento dos militares sobre esse assunto, que imaginávamos ser distante do pensamento daqueles que vivem nas regiões sul e sudeste”, disse a estudante. O cadete da Aeronáutica Victor Shigueo Sugahara do Nascimento ressaltou a importância de pensarmos as Forças Armadas do futuro: “temos que nos preparar para os conflitos do amanhã, por isso, o pensamento em conjunto de civis e militares é tão importante”.

Na sexta-feira, o Congresso foi encerrado com a presença do General de Divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz, Secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, que realizou uma palestra sobre o tema “A atual situação da segurança pública no Brasil e sua relação com a Defesa Nacional”.

 



Fonte:AMAN