Data de 27 de julho marca o Dia do Motociclista

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 27 jul 2017

Brasília (DF) – No dia de hoje, 27 de julho, é comemorado o Dia Nacional e Internacional do Motociclista. No âmbito do Exército, a motocicleta desempenha papel importante em missões diversas. As primeiras motos usadas com fins militares no Brasil eram modelos M86, produzidas pela FN (empresa belga). Elas datam de 1936 e ajudaram a equipar nossas polícias especiais.

Oito anos depois, motociclistas também participaram da campanha da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Foram embarcados para a Europa exemplares do modelo WLA 42, da norte-americana Harley Davidson, com motor de dois cilindros e 740 cilindradas. Os primeiros soldados aliados que entraram no território alemão usavam justamente essa motocicleta.

Para pilotar motocicletas nas atividades da Força, é necessário possuir o Estágio de Motociclista Militar, conduzido pelas Unidades e Subunidades de Polícia do Exército existentes no Brasil. O Estágio tem o objetivo de habilitar os militares para missões de escoltas motorizadas, capacitando-os para o desempenho da função, por meio do desenvolvimento das habilidades e atributos necessários. Com duração de cinco semanas, a grade curricular contempla as disciplinas de Técnicas de Pilotagem, Técnicas de Escolta, Mecânica, Código Nacional de Trânsito, Motorista Militar, Viatura Militar e Motocicleta militar.

Dentre as principais atividades desempenhadas pelo motociclista militar estão as escoltas de autoridades civis e militares, sejam elas nacionais ou estrangeiras, além da atuação em comboios militares, provendo segurança e rapidez aos deslocamentos. Também são realizadas apresentações em eventos de naturezas diversas, sendo a mais conhecida delas a famosa "pirâmide humana sobre motocicleta", apresentada pelo Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, especialmente no Desfile Cívico-Militar do Dia Sete de Setembro.

 

.: Assista à homenagem do EB aos motociclistas militares



Fonte:Agência Verde-Oliva