BRABAT 26 apoia visita do Conselho de Segurança da ONU ao Haiti

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 jun 2017

Porto Príncipe (Haiti) – No período de 21 a 24 de junho, uma delegação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) visitou Porto Príncipe, com o objetivo de realizar contatos com lideranças locais, visando à implementação bem-sucedida da Resolução do Conselho 2.350 (2017), que encerra a Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (MINUSTAH) e cria a Missão das Nações Unidas de Apoio à Justiça no Haiti (MINUJUSTH), com a retirada ordenada e progressiva do componente militar, que atua no país desde 2004.

A fim de apoiar a realização da visita, em conjunto com o componente policial, o militares do 26º contingente do Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) realizaram a segurança durante os deslocamentos da Comitiva. Também foi mantido um pelotão como Força de Ação Rápida, em condições de atuar em 30 minutos na Capital haitiana. O BRABAT ainda forneceu uma equipe médica, com ambulância, durante todo o período de permanência da Comitiva, com o apoio da Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) e do Hospital Argentino.

No dia 24 de junho, encerrando a visita, o BRABAT 26 recebeu, na Base General Bacellar, a delegação, na companhia da Representante Especial do Secretário-Geral da ONU no Haiti, Sra Sandra Honoré. Na oportunidade, o Force Commander, General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, representando o componente militar da MINUSTAH, e o Police Commissioner, Brigadeiro-General George-Pierre Monchotte, em nome do componente policial, apresentaram seus agradecimentos à comitiva e fizeram considerações sobre a atuação dos respectivos segmentos.

Fonte: BRABAT 26