Dia da Artilharia é comemorado no âmbito da Guarnição de Curitiba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 jun 2017

Curitiba (PR) – No dia 14 de junho de 2017, sob a coordenação da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), foi realizada a solenidade militar alusiva ao Dia da Artilharia no âmbito da Guarnição de Curitiba. A atividade coroou a sequência de eventos comemorativos da Semana da Artilharia, com participação das organizações militares diretamente subordinadas e daquelas vinculadas à AD/5, para fins de apoio de fogo e proteção integrada.

A comemoração do Dia da Artilharia é uma das importantes manifestações de culto e de preservação da história e dos valores militares do Brasil, cuja evocação faz parte da contínua preparação dos militares para a defesa da Pátria.

As atividades iniciaram-se no dia 2 de junho, com o Baile do Artilheiro, na cidade da Lapa (PR). O evento, supervisionado e conduzido pelo 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, ocorreu com excelente nível de organização e oportunidade de congraçamento, não somente entre a família militar, mas também com a sociedade.

Em seguida, foi realizada a XV Corrida do Artilheiro, a cargo do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), oportunidade em que foi intensificado o espírito de corpo das Unidades participantes. Foram executados percursos de corrida de rua de 5 e 10 km, em diversas categorias, que contaram com a presença de, aproximadamente, 3.000 atletas.

As comemorações culminaram com uma formatura no Quartel do Boqueirão, do 5º GAC AP, revestida de diversos momentos solenes, tais como: a apresentação histórica da evolução dos materiais da Artilharia Brasileira ao longo da História; o canto da Canção da Artilharia; a leitura do texto alusivo ao dia 10 de junho; a execução do toque de Marechal de Campo, que anuncia, simbolicamente, a presença do Marechal Emílio Luiz Mallet, insigne Patrono da Arma dos fogos densos e profundos; uma justa homenagem aos Artilheiros mortos em combate, ao longo da História, com seis (“meia-dúzia” no jargão do artilheiro) badaladas do sino de bronze, tradicionalmente, presente as Unidades de Artilharia do Exército Brasileiro; as palavras do Comandante da AD/5; e um vibrante desfile a pé e motorizado, iniciado pelos Artilheiros de todos os tempos, nas mais variadas gerações presentes.

O evento contou com a presença do antigo Comandante da AD/5 e antigo integrante do Alto-Comando do Exército, General de Exército R1 Túlio Cherem; do Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas; do General de Divisão R1 José Carlos dos Santos; do Comandante da 5ª Bda C Bld, General de Brigada Jorge Roberto Lopes Fossi; de antigos Comandantes da AD/5; do Superintendente ABIN/PR, Sr. Roberto Luiz Ferreira Miranda; de demais autoridades civis e militares e de militares da ativa e da reserva, além de amigos da “Artilharia Divisionária Marechal Setembrino de Carvalho”.

 

Fonte: AD/5