O poder da simulação em prol da educação


Publicação: Qua, 14 Jun 2017 15:06:00 -0300

Rio de Janeiro (RJ) – O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou, no período de 29 de maio a 2 de junho, nas instalações do Simulador de Apoio de Fogo da Academia Militar das Agulhas Negras (SIMAF/AMAN), a 1ª Capacitação de Docentes no uso da Simulação.

O evento contou com cerca de 40 representantes de diversas organizações militares. O objetivo era cooperar para a execução das ações previstas na Diretriz de Funcionamento do Sistema de Simulação do Exército Brasileiro (SSEB), contribuir com a institucionalização da Simulação no âmbito do Sistema de Educação e Cultura do Exército e capacitar os instrutores para o uso eficaz de simulação como técnica de ensino baseada em tarefas.

Ao longo de cinco dias, foram ministradas palestras e executadas atividades práticas abordando os seguintes temas: a documentação Básica do SSEB e do SIMENS, conceitos básicos afetos à Simulação, a utilização de simulação no ensino e na instrução militar, Simulação Virtual, Simulação Viva e Simulação Construtiva.

Além disso, no contexto da Simulação Viva, o Centro de Avaliação de Adestramento do Exército (CAAdEx) aplicou uma pista de combate em ambiente urbano, com a utilização dos Dispositivos de Simulação e Engajamento Tático; do Gamer Manpack, que controla em tempo real todos os engajamentos; e com a prática das atividades do Observador, Controlador e Adestrador.

Fonte: DECEx