Militares do Comando Militar do Nordeste iniciam o retorno do Haiti

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 mai 2017

Recife (PE) – Os militares do Comando Militar do Nordeste, que integram o 25º Contingente Brasileiro (CONTBRAS) da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), iniciaram o retorno para o Brasil nesta quarta-feira, 17 de maio.

Para recepcioná-los foi realizada uma solenidade militar, na Base Aérea do Recife, com a presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, entre outras autoridades.

Acontecerão outros três desembarques, totalizando quatro. O próximo será no dia 23 de maio, às 17h30, no dia 28 de maio, às 17h30, e no dia 03 de junho, às 17h30. Ao todo, 990 militares do Exército Brasileiro, Marinha e Força Aérea formam o 25º CONTBRAS, em sua maioria composto por tropas pernambucanas. O Comando da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), sediado em Recife, foi o responsável pela formação e preparo dos militares.

Essa é a quarta vez que tropas nordestinas participam da Missão. O último contingente enviado, em 2011, desempenhou um importante papel na busca de um ambiente seguro no Haiti, um ano após o grande terremoto de 12 de janeiro de 2010.

Criada em 2004, a MINUSTAH sempre teve o Brasil ocupando papel preponderante, com o comando do componente militar e com o maior efetivo de tropas. Desde então, os militares brasileiros atuam em duas vertentes: segurança e ação humanitária, contribuindo para melhorar as condições sociais e políticas do país.

Fonte: CMNE