Semana de aprendizados e melhoria de processos no CMO


Publicação: Qui, 18 Mai 2017 15:49:00 -0300

Campo Grande (MS) – No período de 15 a 19 de maio, o Chefe do Departamento-Geral do Pessoal (DGP) e sua comitiva realizam uma visita de orientação técnica (VOT) ao Comando Militar do Oeste (CMO), mais especificamente às Guarnições de Campo Grande (9ª Região Militar), Dourados (4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada) e Cuiabá (13ª Brigada de Infantaria Motorizada).

No dia 16, a comitiva foi recepcionada com uma palestra, proferida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, que enfatizou a importância da VOT para a melhoria dos processos. O General Menandro abordou, ainda, diversos temas, como caracterização fisiográfica do CMO, estrutura organizacional, faixa de fronteira correspondente e principais demandas das Brigadas e do CMO. Também foi salientada a importância do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), um dos programas estratégicos do Exército Brasileiro que, para o General, favorece a fiscalização da faixa de fronteira do Brasil.

Já na palestra do Comandante da 9ª Região Militar (9ª RM), General de Brigada Carlos Henrique Teche, foram abordados, dentre outros tópicos, a importância da auditoria do Cadastro de Beneficiários (CADBEN) do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx); a parceria do Serviço Social do Comércio (SESC) com o Exército Brasileiro; o funcionamento do Escalão de Apoio Assistencial; e a recuperação do Hotel de Trânsito dos Sargentos (HTS).

“Essa visita é relevante para todos nós aqui do CMO, particularmente, à 9ª Região Militar, que é responsável pela gestão de vidas na fronteira oeste. É uma semana de aprendizados e correção de atitudes, além de orientações”, destacou o General Teche.

Em seguida, o Chefe do DGP, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, falou a respeito de assuntos pertinentes ao DGP e aos comandantes de organizações militares. Dentre outros, ressalta-se o objetivo de divulgar Diretrizes desse Órgão de Direção Setorial, transmitir orientações, estreitar relações e contatos. 

A VOT ao CMO teve, ainda, outras atividades. No auditório do Colégio Militar de Campo Grande, foi realizada uma palestra para os oficiais, subtenentes e sargentos, pelo Diretor de Avaliação e Promoções (DA Prom), General de Divisão Lourival Carvalho Silva; e pelo Diretor de Controle de Efetivos e Movimentações (DCEM), General de Brigada Ricardo Rodrigues Canhaci. As palestras foram importantes para os militares tomarem conhecimento sobre os Sistemas e Legislações da DA Prom e o Contrato de Objetivos de Pessoal realizado pela DCEM, bem como sanarem dúvidas quanto à atual conjuntura do Exército na área da Diretoria de Pessoal.

Na mesma data, o General Pafiadache e o Subdiretor Técnico de Saúde, General de Brigada Paulo Sérgio Sadaukas, visitaram o Hospital Militar de Área de Campo Grande, a fim de conhecerem a estrutura da organização militar de saúde.

 

Fotos: CMO e 9ª RM

Fonte: CMO