Encontro de Gerações no Colégio Militar de Salvador


Publicação: Ter, 18 Abr 2017 15:55:00 -0300

Salvador (BA) – Um encontro de gerações foi o que marcou as celebrações dos 60 anos de criação do Colégio Militar de Salvador (CMS) e o 28º aniversário da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), estabelecimentos de ensino que compõe uma única organização militar, sob um único comando. O tradicional "Desfile da Saudade" reuniu alunos do Colégio, que voltaram a ostentar a boina garança, relembrando bons momentos vividos no “Recinto Sagrado”.

A data de criação efetivamente se deu em 5 de abril, no entanto as celebrações ocorreram durante toda a semana, com atividades militares, culturais, religiosas, socioambientais e esportivas, culminando com o evento da noite de 7 de abril, com a presença de autoridades, alunos, ex-alunos, familiares e convidados. Dentre elas, destaca-se a inauguração de memorial, o lançamento de selo comemorativo, o plantio de mudas, torneiros esportivos e confraternizações entre antigos e novos integrantes do estabelecimento de ensino.

Durante a solenidade, houve, ainda, entrega de medalhas pela aplicação nos estudos, premiação de concurso literário e homenagem à banca avaliadora dos trabalhos.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, e prestigiada pelo General de Exército José Elito Carvalho Siqueira, Antigo Ministro-Chefe de Gabinete da Segurança Institucional da Presidência da República; pelo Vice-Almirante Almir Garnier Santos, Comandante do 2º Distrito Naval; pelo General de Divisão Júlio Cesar de Arruda, Diretor de Ensino Superior Militar; pelo General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, Comandante da 6ª Região Militar; pelo General de Brigada Flavio Marcus Lancia Barbosa, Diretor de Educação Preparatória e Assistencial; dentre outras autoridades militares e civis.

 

 

O Colégio Militar de Salvador

O CMS foi fundado no ano de 1957, com sua primeira sede na Rua das Pitangueiras, em Brotas. Em 1961, foi transferido para o bairro da Pituba, onde funciona até os dias atuais.

Em seu sexagésimo aniversário, o Colégio marca a plenitude de uma jornada dedicada à formação de jovens, desde sua criação. Durante mais de meio século de existência, esse tradicional estabelecimento tem sido fiel à proposta de seus fundadores na formação de cidadãos plenos, com profundo conhecimento na área acadêmica e possuidores de sólidos valores morais, éticos e sociais.

Este “Nobre Cadinho” contribuiu para educar gerações de brasileiros, em especial de jovens baianos, muitos dos quais se tornaram expoentes em suas atividades profissionais. Aliando a preservação dos valores à constante evolução do conhecimento, o CMS atende, hoje, mais de 700 alunos e alunas do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

 

A Escola de Formação Complementar do Exército

Já a EsFCEx foi criada, em 1989, com o nome de Escola de Administração do Exército (EsAEx), passando, no ano de 2010, à sua denominação atual. Sua missão é realizar a formação de militares do Quadro Complementar de Oficiais (QCO), reunindo profissionais de nível superior de diferentes ramos do conhecimento: Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Informática, Magistério, Psicologia, Veterinária, dentre outras. A cada ano, um disputado concurso seleciona brasileiros de ambos os sexos, de até 36 anos, para ingressar na carreira militar por intermédio do QCO, a fim de contribuir para a eficiência operacional e administrativa do Exército Brasileiro.

Um momento especial para esta Escola e para o Exército foi a inclusão das mulheres, que ocorreu a partir de 1992, passando a ser, a EsFCEx, pioneira na formação de oficiais de carreira do segmento feminino.

O estabelecimento de ensino comemora, com orgulho, seu legado e prepara-se para os desafios futuros com o mesmo entusiasmo e vibração de seus primeiros dias.

Fonte: EsFCEx e CMS