Comitiva da Marinha do Brasil visita o CTEx

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 mar 2021

Rio de Janeiro (RJ) – Em 1º de março, a Diretora de Comunicações e Tecnologia da Informação da Marinha do Brasil (DCTIM), Contra-Almirante Luciana Mascarenhas da Costa Marroni, acompanhada do Diretor do Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza, do Chefe do Estado-Maior do Comando do Primeiro Distrito Naval, Contra-Almirante André Luiz de Andrade Félix,  e mais oito oficiais superiores e dois servidores civis, realizou uma visita técnica ao Centro Tecnológico do Exército (CTEx).

O evento teve por objetivo conhecer os projetos em andamento no CTEx, em particular o Rádio Definido por Software de Defesa (RDS – Defesa).

O Chefe do CTEx, General de Divisão Robson Santana de Carvalho, fez uma apresentação sobre os projetos em andamento, seguida de uma visita às instalações do projeto RDS-Defesa, principal foco da comitiva. Foi realizada uma explanação do seu andamento e perspectivas futuras, com demonstração de transmissão. Foram apresentados, também, o software Planejador de Missões, que possibilitará configurar redes rádio de modo intuitivo, rápido e seguro, e o Projeto do Terminal Integrado de Dados em HF (TID-HF) que permitirá a transmissão de dados e voz com rádios ligados em HF disponíveis nas Forças Armadas provendo ao usuário uma interface gráfica de fácil usabilidade.

Posteriormente, a comitiva visitou o Projeto Radar nas instalações do Laboratório de Medidas Eletromagnéticas e o Laboratório de Optrônicos e Sensores. Na sequência, foi apresentado o Projeto Míssil Superfície-Superfície. Por fim, a comitiva visitou as instalações da Seção de Tecnologia de Materiais de Carbono.

Fonte: CTEx