Cerimônia marca entrada de novos alunos na Escola "onde tudo começa" – EsPCEx

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 22 fev 2021
Crédito: Sr Eduardo Rodrigues, Sr Tiago Cardoso, Sd Bernardino e Empresa Beka’s

Campinas (SP) – No dia 20 de fevereiro, foi realizada, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), a entrada solene dos novos alunos da instituição. Após muito estudo e a aprovação conquistada, os alunos recém-matriculados na Escola “onde tudo começa” (lema da EsPCEx) deram mais um importante passo para alcançar o objetivo de se tornarem oficiais combatentes de carreira do Exército Brasileiro. Adentraram pelo portão da Escola 423 alunos, sendo 384 do sexo masculino e 39 do sexo feminino. Os aprovados são oriundos de praticamente todos os estados da federação, sendo a maior parte procedente da região Sudeste.

Abertura dos portões
Tradicionalmente, o aluno mais novo é o responsável por abrir os portões da EsPCEx junto com o comandante da Escola. Na ocasião, Kayo Gabriel dos Santos Mendes, de 17 anos, realizou o ato com o Coronel de Infantaria Flávio Moreira Mathias. Na sequência, os candidatos, um a um, entraram alinhados pelo portão do estabelecimento de ensino em direção ao Corpo da Guarda (túnel de acesso ao prédio principal).

Na solenidade, os alunos, ainda em trajes civis ou com uniformes militares e dos colégios militares de origem, entraram na Escola individualmente, simbolizando um ato voluntário de eterno compromisso com o Exército Brasileiro. O ato significou o início de uma carreira dedicada exclusivamente ao cumprimento do dever e à Pátria.

Após a solene entrada pelo portão, a turma realizou sua primeira formatura com o uniforme camuflado, na Praça Cidade de Campinas, na Escola. O Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, presidiu a cerimônia, acompanhado pelo Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e outros ministros de Estado; pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; por parlamentares; integrantes do Alto Comando do Exército e outras autoridades militares e civis. Prestigiaram também as atividades do dia familiares e amigos dos alunos. Na ocasião, cada aluno recebeu de seu padrinho ou madrinha a boina azul-ferrete, utilizada pelos alunos das escolas de formação do Exército.

A trajetória
Os alunos iniciaram a segunda fase do concurso de admissão no dia 21 de janeiro, quando eles se apresentaram para a realização da inspeção de saúde, do exame de aptidão física e do exame de avaliação psicológica. Os aprovados nessas etapas eliminatórias foram matriculados para o ano letivo de 2021, que se iniciou com as palavras de boas-vindas transmitidas pelo Comandante da EsPCEx.

Ao concluir o ano letivo, os alunos da EsPCEx continuarão a sua formação militar na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), por mais quatro anos, e, por fim, serão declarados aspirantes a oficial do Exército. Para o ano de 2021, foram oferecidas 440 vagas (400 para alunos do sexo masculino e 40 para alunas do sexo feminino). Pelo quinto ano consecutivo, a Escola recebe mulheres como alunas. 

Restrições impostas pela covid-19
Devido às restrições impostas pela emergência de saúde da covid-19, o público do evento foi restrito. Todos os convidados passaram por triagem e seguiram as restrições sanitárias impostas.

 

Fonte: Escola Preparatória de Cadetes do Exército