1ª Brigada de Infantaria de Selva: 75 anos de história

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 fev 2021
Crédito: 1ª Bda Inf Sl

Boa Vista (RR) – No dia 29 de janeiro de 2021, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva – “Brigada Lobo D’Almada” – completou 75 anos e comemorou seu Jubileu de Brilhante com uma história carregada de honras e méritos.

Sua origem nos remete ao período pós-guerra, em 1945, quando foi criado o Grupamento de Unidades-Escola na cidade do Rio de Janeiro, que perdurou até meados de 1961. A extinção do Grupamento deu origem a diversas Brigadas, destacando-se dentre elas a 1ª Brigada de Infantaria. Ao longo dos anos e com a evolução das missões da Força Terrestre, a 1ª Brigada de Infantaria foi transferida para a cidade de Petrópolis-RJ, passando a ser denominada, em 1975, como 1ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Por meio de Decreto Presidencial de 13 de novembro de 1991, foi criada a 1ª Brigada de Infantaria de Selva, sendo transferida sua sede para a capital do Estado de Roraima em 1992.

A Brigada Lobo D’Almada homenageia o pioneiro Brigadeiro Português Manoel da Gama Lobo D’Almada, responsável pelo desbravamento das bacias do Rio Branco e autor do lema que guia os passos dos nobres soldados que hoje fazem parte desta unidade militar: “todo sangue que corre a serviço da Pátria é nobre”.

Hoje em dia, no âmbito do Comando Militar da Amazônia, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva atua diuturnamente em prol da soberania nacional, exercendo as vertentes “Braço Forte” e “Mão Amiga” do Exército Brasileiro com afinco e determinação.

Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva