Solenidade marca passagem de comando de Grupamento de Engenharia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 26 jan 2021
Crédito: Cb Francilaine (CML)

Rio de Janeiro (RJ) – O Coronel de Engenharia Carlos Elízio Santiago Nery recebeu o comando do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E) na manhã de sexta-feira, 22 de janeiro, em cerimônia no Salão Nobre do 9º andar do Palácio Duque de Caxias, Centro do Rio de Janeiro. O oficial recebeu o cargo em substituição ao Coronel de Engenharia José Fernandes Filgueiras Filho, nomeado Chefe do Estado-Maior da 12ª Região Militar (Manaus/AM) após dois anos de comando.

Durante a cerimônia de inauguração do retrato do antigo comandante, o Coronel Nery fez uso da palavra e destacou o trabalho do antecessor: “O 5º Gpt E completou quatro anos no último dia 20 de janeiro. É um Grande Comando Operativo de Arma que se assemelha a um diamante em formação, e necessita ainda de lapidação e consolidação para que se possam realizar os objetivos previstos pelo escalão superior. O coronel Filgueiras soube realizar essa tarefa cumprindo o apoio de Engenharia oportuno e necessário na área do Comando Militar do Leste.”

O Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, agradeceu pela atuação do 5º Gpt E em atividades como o projeto da rede de esgoto sanitário e águas pluviais da Vila Militar de Deodoro, a restauração e adequação do Instituto Penal Santo Expedito em apoio à Operação Covid-19 e a organização da Festa Nacional da Engenharia 2020. “Agradeço ao Coronel Filgueiras pelo excelente trabalho realizado, desejando-lhe sucesso e muitas felicidades, além de renovados êxitos profissionais e pessoais na nova etapa que o aguarda na 12ª RM”, ressaltou. A solenidade foi presidida pelo Comandante Militar do Leste e realizada com público reduzido, devido aos protocolos que visam a redução dos impactos do novo coronavírus.

Comando Operativo de Engenharia

O 5º Gpt E foi criado em janeiro de 2017 como parte do Programa Estratégico do Exército Sistema de Engenharia, sob a autoridade patrocinadora do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC), e é diretamente subordinado ao Comando Militar do Leste (CML). Um dos objetivos do programa é buscar ações mais efetivas do Sistema de Engenharia do Exército (SEEx) nos Comandos Militares de Área, e com isso, o 5º Gpt E é o responsável pelo apoio de Engenharia na área do CML.

O Grupamento possui como Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) o 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), no bairro de Santa Cruz, na capital do Rio; o 4º Batalhão de Engenharia de Combate, em Itajubá (MG); e a Comissão Regional de Obras/1, no Palácio Duque de Caxias.

A cerimônia de passagem de comando foi transmitida ao vivo pelo Comando Militar do Leste, com apoio do Centro de Educação à Distância do Exército (CEADEx).

Fonte: Cmdo 5º Gpt E