Subcomandante de Operações Terrestres visita Casa do Combatente de Caatinga

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 25 jan 2021
Crédito: Josué Santos, Sd Menezes e Sd Emanuel

Petrolina (PE) – Nos dias 20 e 21 de janeiro, o 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72º BI Mtz) recebeu a visita do Subcomandante de Operações Terrestres, o General de Divisão André Luis Novaes Miranda, acompanhado do General de Brigada Alexandre Oliveira Cantanhede Lago, Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz).

Durante a visita, o Gen Novaes inspecionou o apronto operacional da Força Caatinga 1, Subunidade de pronto emprego do 72° BI Mtz. Na oportunidade, foram apresentadas as capacidades e as particularidades da tropa especializada em ambiente operacional de caatinga, que irá compor uma das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro. Posteriormente, o general conheceu a estrutura do Centro de Instrução e Operações na Caatinga (CIOpC) e do Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF).

O Gen Novaes também teve a oportunidade de averiguar a Operação Carro Pipa, ação conduzida pelo Comando Militar do Nordeste. Maior ação subsidiária do Exército Brasileiro, a Operação tem como objetivo apoiar a distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca nas regiões do semiárido nordestino e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, com destaque para as ações realizadas pelo 72º BI Mtz nos estados de Pernambuco e Bahia.

Fonte: 72° BI Mtz