Veterano da Segunda Guerra recebe homenagem de Batalhão de Infantaria de Montanha

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 19 jan 2021
Crédito: 11º BI Mth

São João del-Rei (MG) – No dia 15 de janeiro, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) prestou homenagem a um de seus maiores heróis, o Coronel Nestor da Silva, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, o Comandante do 11º BI Mth, Tenente-Coronel Sérgio Ricardo Reis Matos, presenteou o combatente com uma réplica do estandarte do Batalhão e uma medalha comemorativa da participação do 11º Regimento de Infantaria (11º RI), como era denominado o atual 11o BI, no conflito internacional.

Na Segunda Guerra Mundial, o então Sargento Nestor seguiu para a Itália compondo o efetivo do 11º RI. No conflito, o sargento se destacou na função de Adjunto de Pelotão do Tenente Iporan Nunes de Oliveira na tomada de Montese. Iniciada a 14 de abril e finalizada em 16 de abril de 1945, a conquista de Montese foi um dos grandes marcos da passagem brasileira pelo teatro de operações italiano, além de sinalizar o “início do fim da guerra na Itália”. Com o objetivo de viabilizar o rompimento da Linha Gengis Khan (uma área defendida por alemães  ao longo do território italiano) e alcançar a Planície do Rio Pó, a 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (1ª DIE) foi encarregada de tomar a cidade de Montese.

No contexto das operações de tomada da cidade, notabilizou-se a progressão realizada pelo 3º Pelotão da 2ª Cia do 11º RI, comandado pelo 2º Tenente Iporan. Ao fim do dia 14 de abril, a cidade já se encontrava nas mãos da FEB. No dia 15, o próprio Tenente Iporan liderou um ataque que culminou com a conquista da torre de Montese. Na ocasião, destacou-se a ação do Sargento Nestor, que por bravura de seus atos foi promovido ao posto de 2º Tenente.

Fonte: 11º BI Mth