Estágio de Preparação de Comandantes de Organizações Militares e Estado-Maior para Operações de Paz

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 07 dez 2020

Cascavel (PR) – No período de 1º a 4 de dezembro, cumprindo Diretriz de Preparação do Comando de Operações Terrestres (COTER), o Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (Centro Sergio Vieira de Mello), mediante a designação de uma Equipe Móvel de Treinamento (EMT), retomou suas atividades de preparação de contingentes, ao conduzir o Estágio de Preparação de Comandantes de OM e Estado-Maior para Operações de Paz (EPCOEM).

O EPCOEM teve a finalidade de iniciar a preparação do Batalhão de Infantaria de Força de Paz Mecanizado (BI F Paz Mec), orgânico da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (Cascavel-PR), e a Companhia de Engenharia de Força de Paz (Cia E F Paz), do 6º Batalhão de Engenharia de Combate (São Gabriel-RS), à disposição do Sistema de Prontidão das Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS, sigla em inglês).

A atividade foi desenvolvida em duas fases: a primeira, na modalidade de ensino à distância (duração de uma semana) e a segunda, presencial (uma semana), na sede da 15ª Bda Inf Mec (Cascavel-PR). Neste período, foram abordados assuntos do Core Pre-Deployment Training Material do Departamento de Operações de Paz da ONU.

Fizeram parte do EPCOEM, 20 oficiais, sendo 17 do Exército Brasileiro, dois da Marinha do Brasil (Corpo de Fuzileiros Navais) e um da Força Aérea Brasileira. Acompanharam o EPCOEM, representantes do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Comando de Operações Terrestres e Departamento de Engenharia e Construção.

No final do estágio, no contexto do BI F Paz Mec e da Cia E F Paz, oficiais do COTER, DEC e CCOPAB reconheceram, in loco, as atividades a serem realizadas por ocasião do Estágio de Preparação de Comandantes de Subunidade e Pelotão para Operações de Paz (EPCOSUPEL), previsto para o início de 2021.

Fonte: CCOPAB