Cerimônia de encerramento do ano letivo dos cursos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 nov 2020
Crédito: 3° Sgt Fernanda

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 25 de novembro, foi realizado, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), o encerramento do ano letivo de 2020 do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), dos Cursos de Comando e Estado-Maior para oficiais brasileiros e de nações amigas (CCEM/ONA) e do Curso de Direção de Engenheiros militares (CDEM).

Foram diplomados na ECEME 53 alunos do CPEAEx, sendo 47 do Exército Brasileiro, 2 da Marinha do Brasil e 4 da Força Aérea Brasileira; 141 oficias do Exército do CCEM; 7 do CCEM/ ONA (Argentina, Chile, Estados Unidos, Guatemala, Paquistão, Paraguai e Peru); e 11 oficiais Engenheiros Militares do CDEM. Além dos cursos tradicionais da ECEME, também concluíram o Programa de Pós-graduação em Ciências Militares (PPGCM) nível lato sensu e stricto sensu, respectivamente, 203 e 3 oficiais. 

A cerimônia foi presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol,  e contou com a presença do General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos, Chefe do Estado-Maior do Exército; do General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Chefe do Departamento-Geral do Pessoal; do General de Exército Lourival Carvalho Silva, Secretário de Economia e Finanças; do General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Exército José Eduardo Pereira, Comandante Militar do Leste; e de demais oficiais-generais do DECEx, da guarnição do Rio de Janeiro e antigos comandantes da ECEME.

O Comandante da ECEME, General de Brigada Marcio de Souza Nunes Ribeiro, falou aos novos formandos, destacando que o evento da diplomação concretiza a missão primordial da escola: entregar à Força Terrestre oficiais de Estado-Maior e assessores de alto nível que, em breve, mobiliarão brigadas, Grandes Comandos, Estabelecimentos de Ensino e inúmeros outros órgãos de assessoramento do Exército Brasileiro. Acrescentou, ainda, que os militares agora formados estarão prontos para esses desafios, pois, graças aos ensinamentos colhidos no decorrer dos cursos, deram o salto cognitivo e atitudinal que o Exército espera. 

Durante todo o evento, foram observadas as medidas sanitárias preventivas contra a COVID-19, como a higienização na entrada, o distanciamento entre os participantes e a utilização de máscaras, além de ambientes abertos e ventilados.

Fonte: ECEME