Conclusão do Curso Básico de Montanhismo

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 21 nov 2020
Crédito: Sd Cassiano

São João del-Rei (MG) – No dia 20 de novembro de 2020, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) realizou a solenidade de conclusão do Curso Básico de Montanhismo (CBM). Concluíram o curso 41 alunos, sendo 26 militares das diversas organizações militares de montanha, subordinadas da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), 14 cadetes e um sargento da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), e um militar da Força Aérea Brasileira.

A 3º Sgt Jussara Lara Teixeira, do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, ao concluir o CBM, tornou-se a primeira sargento de carreira, Guia de Cordada do Exército Brasileiro. A Sargento Lara é do Quadro de Material Bélico, e formou-se na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog) no ano de 2019.

A solenidade contou com a presença do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha (4ª Bda Inf L Mth), General de Brigada João Felipe Dias Alves, sediada em Juiz de Fora (MG).

O Curso Básico de Montanhismo, que é ministrado pelo Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOp Mth), tem como principal função capacitar o militar a operar e conduzir tropas de qualquer natureza em ambientes operacionais de montanha, realizar escaladas e equipar vias provisórias até o grau 5 A 2+. A duração do CBM foi de seis semanas de instrução, e seguiu todos os protocolos de prevenção à COVID-19.

Fonte: 11º BI Mth