Capacitação de militares para a avaliação trienal dos Cursos de Educação Superior

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 13 nov 2020
Crédito: Sd Samuel

Rio de Janeiro (RJ) – no dia 10 de novembro, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) realizou capacitação de militares para exercer a função de avaliadores dos cursos de graduação e de programas de pós-graduação, lato e stricto sensu, por meio do Sistema de Avaliação da Coordenadoria de Avaliação e Desenvolvimento da Educação Superior Militar do Exército (SIACADESM).

O evento ocorreu de forma presencial e, também, à distância. Assim, participaram presencialmente, oficiais superiores representantes de Unidades sediadas na Guarnição do Rio de Janeiro, enquanto que por videoconferência, conectaram-se ao link disponibilizado militares das escolas militares.

O SIACADESM constitui-se em um processo de avaliação presencial, autônomo, interativo, corretivo, dinâmico, flexível e orientado para responder às necessidades de validação dos cursos e dos programas de pós-graduação conduzidos pelo Sistema de Educação Superior Militar do Exército, estabelecendo um método que integra a avaliação institucional, dos cursos e do desempenho dos concludentes.

A atividade foi aberta pelo Chefe do Gabinete de Planejamento e Gestão (GPG) do DECEx, General de Divisão Décio dos Santos Brasil, e ministrada pelo Primeiro-Tenente do Quadro Complementar de Oficiais Silvio Ferreira Gomes Júnior, Adjunto do CADESM. O treinamento iniciou com uma explanação sobre a Instrução Reguladora (IR) que normatiza o SIACADESM, para facilitar seu entendimento, em seguida foi realizada uma prática.

Após a apresentação da IR os futuros avaliadores acompanharam a realização de uma avaliação simulada pelo instrumento web do SIACADESM, que será utilizado após o início do período determinado para a realização dos trabalhos. Em 2021 os cursos de graduação e programas de pós-graduação do DECEx serão avaliados na forma trienal com relação ao ano em curso.

Fonte: CADESM