Ex-combatente celebra 100 anos com homenagem do Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 out 2020
Crédito: 3° Sgt Lineo

Itu (SP) – Celebrar um século de vida já é um feito para poucos. Imagine agora comemorar essa data sendo homenageado com a Medalha da Vitória. Foi o caso do 2° Tenente Luiz Ferrary, ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, que completou 100 anos de vida no dia 27 de outubro de 2020.

A medalha, concedida pelo Ministério da Defesa, foi entregue em solenidade especial ao Tenente Ferrary, no 2° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, Regimento Deodoro.

"O senhor, na época, como um jovem soldado, fez a sua formação, cumpriu a sua missão da melhor maneira, assim como esses jovens aqui à nossa frente estão cumprindo a sua missão. E, com isso, a gente mostra a grandeza do nosso Exército e do nosso País. Num mundo que, ao longo dos últimos 75 anos, passou por tantas transformações, o nosso Exército continua ao lado do povo brasileiro, o nosso Exército continua cumprindo aquilo que a nossa Constituição prevê: a defesa da nossa pátria. E foi isso, Senhor Ferrary, que o senhor fez àquela época", enfatizou o Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, presente na solenidade.

Paulista de Capivari (SP), Luiz Ferrary incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 3 de novembro de 1941, no 2° Grupo de Artilharia de Dorso, em Jundiaí (SP). Com a evolução dos acontecimentos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Unidade foi deslocada, em 1942, para São Sebastião (SP), onde o então Soldado Ferrary participou ativamente de operações de vigilância e segurança do litoral de São Paulo.

A Lei n° 5.315, de 1967, reconheceu aqueles que tenham participado efetivamente em missões de vigilância e segurança do litoral como ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial.

A solenidade seguiu todas as normas de prevenção à Covid-19.

 

Fonte: 11ª Bda Inf L