Seminário de Operações no Pantanal 2020

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 28 out 2020
Crédito: 3º Sgt Israel Chagas

Corumbá (MS) – No período de 19 a 23 de outubro, o Comando Militar do Oeste (CMO), por intermédio da 18ª Brigada de Infantaria de Fronteira, conduziu o Seminário de Operações no Pantanal. O evento contou com a participação de militares do Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB) e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os representantes do CMO, do Comando Militar da Amazônia (CMA), do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), MB e FAB, especialistas em diversas áreas do conhecimento militar, trocaram experiências, discutiram doutrina voltada às operações no ambiente pantaneiro e, em especial, apresentaram as peculiaridades para as Operações Ribeirinhas neste singular bioma.

A abertura do Seminário, realizada pelo Comandante da 18ª Bda Inf Fron, General de Brigada José Luis Araújo dos Santos, ocorreu no dia 20 de outubro, sendo destacada a necessidade do desenvolvimento de uma doutrina voltada para as peculiaridades do Pantanal.

Como forma de demonstrar a necessidade e um pouco da história regional, a Brigada, por intermédio do 17º Batalhão de Fronteira, proporcionou uma visita às instalações do Forte de Coimbra, Forte Junqueira e uma demonstração de manobras fluviais.

Ao término de uma semana de relevantes discussões, houve a apresentação de um relatório sobre as peculiaridades das Funções de Combate (Movimento e Manobra, Comando e Controle, Logística, Proteção, Inteligência e Fogos) para as Operações no Pantanal e a certeza de que o Pantanal é nosso ambiente operacional, defende-lo é a nossa Missão.

Fonte: 18ª Bda Inf Fron