10ª Brigada de Infantaria Motorizada adestra frações na Operação Spartano

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 08 out 2020
Crédito: Sd Menezes

Petrolina (PE) – A 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz), Grande Unidade do Comando Militar do Nordeste (CMNE), realiza a Operação Spartano, exercício de adestramento da tropa em ambiente de caatinga. No dia 5 de outubro, teve início o exercício que acontece na região do Campo de Instrução Fazenda Tanque do Ferro (CIFTF), local em que são realizados os Estágios de Caatinga, e que conta com a participação de integrantes de 5 Organizações Militares da 10ª Bda Inf Mtz procedentes das cidades de Garanhuns (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Maceió (AL), Petrolina (PE) e Recife (PE).

O adestramento das frações, no contexto de operações militares contra forças irregulares em ambiente operacional de caatinga, ocorrerá no período de 5 a 9 de outubro de 2020. A concentração dos efetivos aconteceu no 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, e a atividade foi iniciada com a recepção e as instruções preparatórias para a aclimatação ao semiárido. Em seguida, as frações deslocaram-se para a área de realização do exercício, a fim de receberem instruções de adaptação ao ambiente operacional da caatinga.

Concomitante às operações, ocorrerão ações cívico-sociais na sede do município de Lagoa Grande (PE) e em diversas localidades da região do adestramento, locais em que será prestado atendimento médico, odontológico e veterinário, além da condução de atividades lúdicas com o público infantil e apresentação da banda de música, dentre outras.

Fonte: 72º BI Mtz