Comemoração do Centenário da Intendência na Guarnição de Curitiba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 06 out 2020
Crédito: Sd Giovanne

Curitiba (PR) - Há 100 anos os militares do Serviço de Intendência mantém nossos militares em condições de defender o Brasil em qualquer campo de batalha. Para comemorar o centenário da Intendência uma série de atividades foi planejada para este ano. Devido à pandemia da COVID-19 os eventos sofreram adaptações como o uso da máscara, distanciamento social e uso de álcool em gel.

A comemoração na Guarnição de Curitiba ocorreu na sexta-feira (2 de outubro), nas instalações do 5º Batalhão de Suprimento (5º B Sup) e sob a responsabilidade da 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (5ª ICFEx), na região central de Curitiba.

Na solenidade, foi realizada a entrega de uma Moeda Comemorativa e do selo do Centenário da Intendência às organizações militares (OM) como forma de agradecimento e apoio ao Serviço de Intendência. Receberam as honrarias, entregues pelo Chefe da 5ª ICFEx - militar mais antigo do Serviço de Intendência da Guarnição - o 5º Batalhão de Suprimento, o 27º Batalhão Logístico (27º B Log), o Grêmio do Colégio Militar de Curitiba, o Posto de Recrutamento e Mobilização da 5ª Região Militar e o Museu do Expedicionário.

Ressalta-se o agraciado, 5º Batalhão de Suprimento, OM que recebeu a denominação histórica de "Batalhão General Felippe Antonio Xavier de Barros", conhecido como o primeiro General Intendente de Guerra do Brasil.

O Museu do Expedicionário foi outro agraciado na solenidade. A Rainha da Logística, conquistou este nome devido aos feitos junto à Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial. Na linha de frente, a Intendência esteve nas funções de tesouraria, aprovisionamento, finanças e no sepultamento dos mortos.

Nas duas Guerras Mundiais, na Missão de Paz das Nações Unidas para Estabilização no Haiti, nos grandes eventos nacionais, nas Operações de Garantia da Lei e da Ordem e de Vigilância das Fronteiras, na intervenção federal na área de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, na Força Tarefa Logística Humanitária em Roraima, conhecida como Operação Acolhida, e no dia a dia das OM, os intendentes estiveram e estão presentes, mantendo a Força Terrestre nas melhores condições para enfrentar seus desafios.

Fonte: 5ª RM