Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército realiza a certificação da FORPRON do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 out 2020
Crédito: 2º Sgt T. Campos, Sd Machado e Sd Santana

Três Barras (SC) – De 23 a 25 de setembro, a Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5) realizou a certificação da subunidade do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP) que integra a Força de Prontidão da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada.

Em datas anteriores, o Comando da AD/5 realizou visitas de orientação no 5º GAC AP, a fim de verificar o conhecimento individual dos militares da Bateria de Obuses e os procedimentos da tropa para o cumprimento de suas missões, salientando aspectos para o aprimoramento dos trabalhos. Após a preparação inicial, a subunidade se deslocou para o Campo de Instrução Marechal Hermes, onde executou um exercício no terreno com problemas militares simulados e a realização de tiro real empregando o obuseiro M109 A5 + BR.

No processo de certificação, militares do Comando da AD/5 avaliaram o desempenho das frações e dos subsistemas de artilharia. O exercício contemplou trabalhos de planejamento, reconhecimento, levantamento topográfico, exploração das comunicações por rádio, observação, apoio logístico, direção e controle de tiro, deslocamentos motorizados, ocupação de posição e realização do tiro.

As diversas situações impostas na atividade adestraram a subunidade para o cumprimento de variadas missões, proporcionando a capacitação de seu pessoal e conferindo a aptidão para o apoio de fogo à Força de Prontidão da 5ª Divisão de Exército.

Fonte: AD/5