HGuFl encerra o 1º Curso de Prevenção ao Suicídio

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 01 out 2020
Crédito: 2º Ten Jauhar

Florianópolis (SC) – A terça-feira, dia 29, marcou o encerramento do 1º curso de prevenção ao suicídio, realizado pelo Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl) em todas as terças-feiras do mês de setembro. A atividade esteve voltada aos cuidados de saúde mental, em atenção ao mês em que se comemora o “Setembro Amarelo”, mês de prevenção ao suicídio.

Estruturado para atender a alta demanda por capacitação especializada na área de suicídio, o curso de prevenção foi dividido em duas partes: teórica e prática. A parte teórica contou com assuntos como: conceito do comportamento autolesivo, estrutura do comportamento suicida, fatores de risco, fatores de proteção, os tipos de prevenção, a necessidade de preenchimento da Ficha de Notificação Compulsória, entre outros. A parte prática foi elaborada a partir da discussão de caso, onde foi possível, com base nos dados atuais de suicídio no âmbito da 5ª Região Militar (5ª RM), desmistificar o suicídio, a sua correlação com o uso abusivo de álcool e outras drogas, além dos tipos de prevenção adotadas pelo Exército, buscando a criação de pontes de proteção com a rede socioassistencial do município.

De acordo com o Assistente Social do HGuFl, 2º Ten Franklin de Lima Silva, o curso foi um pontapé inicial visando a criação de “militares elos”. “O conceito de militar elo foi pensado pretendendo a integração desses militares capacitados pelo curso, na atuação dentro das organizações militares que não dispõem de Seção de Saúde Mental, com aqueles que necessitam de cuidado orientado”.

Para o próximo ano, estão sendo articuladas novas parcerias e recursos para fomentar ainda mais o cuidado com a saúde mental dos militares do estado de Santa Catarina.

Fonte: HGuFl