Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva adestra efetivo profissional durante Operação Amazônia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 29 set 2020
Crédito: Sd Lofiego

Tabatinga (AM) – O Comando de Fronteira Solimões / 8º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron Solimões/8º BIS), por meio de seu Estado-Maior, Companhia de Comando e Apoio e a Subunidade “Cara de Onça”, participou, no mês de setembro, da Operação Amazônia, coordenada pelo Comando Militar da Amazônia. Essa atividade contou com uma preparação de aproximadamente 8 meses, sendo que neste período a Organização Militar adestrou intensamente seu efetivo profissional, bem como empenhou-se expressivamente na preparação de seus meios logísticos previstos para emprego na atividade.

Como ápice desse caminho, em 20 de setembro, o batalhão iniciou o deslocamento de seus meios logísticos no trajeto Tabatinga-Manaus. Já em 29 de setembro, iniciou o transporte de 172 militares neste mesmo trajeto. Durante um mês, eles colocaram em prática no terreno os conhecimentos adquiridos no treinamento.

A operação buscou atingir objetivos de adestramento voltados para a defesa externa em ambiente de combate convencional, contemplado por uma marcha para o combate motorizada partindo de Manaus com destino a Manacapuru. Na sequência, executou a ação principal da brigada, conquistando a referida localidade. Após a conquista, iniciou-se a marcha para o combate fluvial, no percurso Manacapuru-Codajás, momento no qual o Comando de Fronteira colocou a prova sua vocação para esse tipo de deslocamento.

Encerrando com chave de ouro o exercício, o Cmdo Fron Solimões/8º BIS infiltrou 16 km através selva para realizar o isolamento da localidade de Codajás, possibilitando o investimento da 16° Brigada de Infantaria de Selva. Este longo adestramento forjou um espírito de corpo incomensurável na unidade, sendo que a tropa empregada demonstrou o valor do Soldado da Amazônia, o verdadeiro guardião das florestas brasileiras, respeitado por seus conhecimentos, bravura e rusticidade.

Fonte: Cmdo Fron Solimões/8º BIS


Fonte:Cmdo Fron Solimões/8º BIS